Dia Mundial da Água

Agricultores recebem certificado de bom uso de recursos hídricos

Foto: Divulgação/CNA

Em evento alusivo ao Dia Mundial da Água, celebrado neste sábado (22), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou um novo aporte de R$ 12 milhões para o Programa Águas Capixabas. A iniciativa visa a promover a conservação de água e solo, além de fortalecer o saneamento em todo o Estado.

Durante a solenidade, um momento de destaque foi a entrega dos certificados do Projeto “Água na Medida” a agricultores que participaram ativamente da execução entre os anos de 2022 e 2025. O projeto, que tem como foco principal o incentivo ao uso racional da água e a autogestão comunitária dos recursos hídricos, é fruto de uma parceria entre a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Fundágua, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A certificação reconhece o empenho dos agricultores em adotar práticas sustentáveis no manejo da água, contribuindo para a preservação dos recursos hídricos do Espírito Santo. O novo investimento no Programa Águas Capixabas reforça o compromisso do governo estadual com a segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável da agricultura capixaba.

Segundo o diretor geral da Agerh, Fábio Ahnert, os agricultores que receberam o certificado são produtores de café e pimenta. “Esses produtores foram fundamentais para o sucesso do Projeto. Através da utilização de métodos modernos de irrigação, está sendo possível promover o uso sustentável da água, e esse é o objetivo principal do nosso projeto, garantir a distribuição justa e consensual dos recursos hídricos entre as propriedades rurais, uma vez que os produtores poderão definir regras de uso da água, em momentos de escassez, com base em monitoramento de campo.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos