Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Os professores Samuel de Assis Silva (Engenharia Rural/Ufes) e Willian Bucker Moraes (Agronomia/Ufes), juntamente com outros autores, publicaram recentemente uma importante obra abordando aspectos tecnológicos aplicados à Silvicultura. Intitulado Silvicultura de Precisão, o livro traz assuntos caros ao setor abordados sobre a ótica da tecnologia e inovação.
Desde assuntos como o uso de aeronaves remotamente pilotadas, passando por inteligência artificial e meios digitais para o monitoramento de povoamentos florestais, a obra contempla todas as etapas da produção silvicultural, apontando as técnicas e tecnologias para uso imediato e traçando o horizonte do que ainda está por vir no processo constante de digitalização do campo.
A obra tem grande relevância no meio da silvicultura, sendo a primeira no Brasil e no mundo a abordar aspectos tecnológicos voltados para o setor. Por conta disso, pode ser tratada como inovadora nos mais diversos sentidos, com impacto no ensino da silvicultura, mas principalmente nas ações diretas de monitoramento, tomada de decisão e manejo dos povoamentos florestais.
O acesso direto ao livro de Silvicultura de Precisão pode ser feito à partir do site da editora Funep, ou em consulta aos exemplares doados pelos autores à biblioteca setorial da Ufes, Campus de Alegre.




