Mais lidas 🔥

Inovação no campo
Nova variedade de banana chama atenção de produtores no ES

Rio Grande do Sul
Azeite brasileiro atinge nota máxima e é eleito o melhor do mundo em concurso na Suíça

Chuva de um lado, seca de outro
El Niño de 2026/2027 pode repetir a força e os impactos do fenômeno de 2015/2016?

Desenvolvimento rural
Mais de 161 mil mudas impulsionam produção no Norte do ES

Produção artesanal
Valença, no Rio de Janeiro, conquista 13 medalhas no Mundial do Queijo

Treze jovens do Espírito Santo foram classificados para a próxima fase do maior programa de desenvolvimento de lideranças do agronegócio, o CNA Jovem, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Eles finalizaram a oficina digital “Descobrindo problemas e oportunidades ” e vão iniciar a oficina digital “Encontrando o propósito (escolhendo o foco) ” que tem duração de, aproximadamente, 30 dias e contará com uma tutoria profissional.
“Queremos que nossos futuros líderes aprendam e se acostumem a pensar no sentido que querem dar a sua vida profissional e em torno disso gira toda a oficina. A experiência nos tem demonstrado que essa é uma das atividades que os jovens mais valorizam e temos o registro de comentários como “foi um divisor de águas”, “nunca me dei tempo para pensar no que quero da vida”, ou “descobri que estou simplesmente fazendo o que me mandam, sem lutar pelo que quero de verdade”, explica a coordenadora nacional do CNA Jovem, Fernanda Nonato.
Os jovens do Espírito Santo classificados são: Fernando de Oliveira, Talita Pereira, Mayara de Souza, Thais Spoladore, Renan Spadetto, Stefany Sampaio, Julia Bastos, Tiago de Melo, Paloma de Almeida, Joab Pedrosa, Catia Simon, Lorena Silva e Marlete Litting.
Tiago de Melo é gestor em agronegócio e está satisfeito com a experiência no programa. “É muito interessante participar do CNA Jovem porque estou conseguindo ter uma visão bem ampla do agronegócio e do Sistema CNA / Senar. Tenho adquirindo muito mais conhecimento e isso é de grande valia ”, disse.
Stefany Sampaio Silveira, técnica em agronegócio e estudante de agronomia, já vislumbra suas contribuições para o agro participando do CNA Jovem.
“No meu coração o principal sentimento é de responsabilidade de representar bem o nosso Estado. Quero mostrar lá fora a realidade enfrentada pelo produtor rural no Espírito Santo e desmistificar todas as ideias erradas que são divulgadas sobre o nosso setor ”, declarou.

O Programa CNA Jovem trabalha com cinco áreas de foco: institucional, sindical (incluindo atividades cooperativas), empresarial, educacional, político-partidária. Ao final da oficina “Encontrando o propósito ”, sem qualquer caráter eliminatório ou avaliativo, os jovens escolhem a área pela qual iniciarão a sua trajetória de liderança e em que buscarão o seu “desafio ” para ser trabalhado mais adiante no programa.
Saiba mais sobre o CNA Jovem: www.cnajovem.org.br.
Conheça o Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) / Senar-ES / Sindicatos Rurais: www.senar-es.org.br.


