Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

O Sistema CNA/Senar e o Facebook discutem participação em projeto voltado à aceleração de startups do agronegócio com foco na digitalização de pequenos e médios agricultores.
O tema foi tratado na reunião virtual do Programa AgroUp, Rede Nacional de Inovação para o Agronegócio do Sistema CNA/Senar, na terça (8), com a participação de representantes do Facebook, da aceleradora de startups Baita, federações de agricultura e pecuária e administrações regionais do Senar.
O coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira, destaca que o projeto Campo Digital tem potencial para ampliar o trabalho da Rede AgroUp, que já atua na identificação de desafios tecnológicos apontados pelos produtores rurais e na busca por soluções em prol do desenvolvimento do agro.
“Acreditamos que a soma de iniciativas permite a criação de novas alternativas no campo, como por exemplo, aquelas voltadas a minimizar a deficiência de conectividade no campo. O objetivo é contribuir com a identificação de soluções para as propriedades rurais e capacitar os produtores para a melhor utilização ”.
A representante do Facebook, Andréa Leal, explicou que a ideia de apoiar o setor rural surgiu após a participação do Sistema CNA/Senar em uma live em julho para debater a agricultura no ambiente virtual.
“Percebemos que um número muito grande de produtores rurais passou a utilizar as ferramentas digitais – Whatsapp, Facebook e Instagram – para alcançar os seus consumidores, por isso o Facebook quer inovar e apoiar o agronegócio, um setor tão forte e essencial, especialmente na pandemia ”, disse Andréa.
A iniciativa deve ser lançada ainda em setembro. A representante da aceleradora Baita, Rosana Jamal, mostrou como será executado o projeto, que buscará startups focadas em soluções para que pequenos e médios produtores possam resolver desafios na agricultura, desde o insumo até a entrega para o consumidor.
Para o gerente de Inovação do Senar Goiás, Fernando Borges, a parceria mostra capilaridade e representatividade junto aos produtores rurais para promover a inovação tecnológica no campo.
“A percepção do nosso valor por essas instituições é o resultado do fortalecimento institucional da CNA e do Senar, além do reconhecimento da sociedade, sobretudo num momento em que o agro se coloca na vanguarda da sustentabilidade econômica do país ”.




