Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

A tecnologia é uma importante aliada quando falamos em evolução social, seja para facilitar a comunicação, ampliar a informação ou automatizar e agilizar serviços. Atenta às constantes transformações, aAssociação Brasileira da Indústria de Café (Abic)une a evolução dos serviços digitais ao seu compromisso em promover e incentivar o progresso do agronegócio café. Para isso, a instituição vem desenvolvendo ferramentas que auxiliam o trabalho dos seus associados e garantem qualidade e confiança para os consumidores.
Auditoria remota
Em consequência da grave crise global ocasionada pela pandemia da Covid-19, a Associação lançou a auditoria remota, adaptando o programa de forma rápida e eficiente à realidade atual, além de viabilizar financeiramente a continuidade dos serviços de verificação de conformidades. A inovação permitiu a integração de técnicos e colaboradores no ambiente virtual, ao mesmo tempo em que o controle sobre a etapa industrial fosse mantido.
Lançado em 2004 com o objetivo de garantir o padrão de qualidade para o consumidor, oPrograma de Qualidade do Caféé uma importante ferramenta de diferenciação e valorização do produto. Para garantir as boas práticas de fabricação de todo o processo de industrialização, a Abicfaz uma avaliação sensorial dos itens produzidos pelas marcas associadas e uma auditoria externa, procedimentos essenciais para o fornecimento de alimentos do mais alto padrão.
Agilidade na emissão de certificados
Outra importante melhoria implementada foi a renovação digital dos Certificados dos seusProgramas de Certificação, que contemplam Pureza, Qualidade, Sustentabilidade e Cápsula, agregando mais agilidade e confiabilidade ao processo. A partir do dia 1º de agosto, a emissão on-line desses documentos poderá ser realizada através da validação por QR Code. Essa nova ferramenta permitirá saber se a empresa e o produto estão autorizados ao uso dos Selos Abic.
Para que a validação seja positiva, é necessário que a marca esteja em dia com suas obrigações financeiras, não tenha nenhum processo administrativo ou penalidade em curso e mantenha as informações solicitadas pela Associação atualizadas.
ABICAFÉ
O aplicativo ABICAFÉ, desenvolvido pela Abic, permite que os usuários façam uma rápida consulta no momento da compra justamente para saber se o produto que eles pretendem adquirir é certificado e atende os padrões exigidos de pureza e qualidade. O ABICAFÉ já está disponível nas plataformasAndroideIOS.
Através da tecnologia, será possível conhecer os programas de certificação da entidade, como Pureza, Qualidade, Sustentabilidade e Cápsula. Também estarão disponíveis informações sobre o perfil de sabor, que descreve atributos como aroma, bebida, torra e corpo, e informações a respeito das categorias de qualidade, que são Tradicional, Extraforte, Superior e Gourmet.
“O objetivo da Abicé transformar a indústria cafeeira, gerar credibilidade ao produto, transmitir conhecimento para o público e estimular o consumo do café de qualidade. Essas inovações digitais nos ajudam na missão de promover o desenvolvimento do setor, sempre nos colocando ao lado dos associados. O aplicativo, por exemplo, promoverá segurança para o consumidor e confiança para as marcas produtoras. O usuário também poderá ter acesso às informações sobre a associação, enviar sugestões e dúvidas, e encontrar informações relevantes sobre a bebida e as ações da entidade ”, destaca Celírio Inácio da Silva, Diretor Executivo da Abic.




