Mais lidas 🔥

Produção de peixes
Gigante da tilápia: cooperativa finaliza unidade com capacidade para 20 toneladas diárias

Chance de El Niño forte ou muito forte cresce e acende alerta para 2026

Agricultura familiar
Projeto Mulheres do Cacau implanta sistemas agroflorestais e unidades de beneficiamento de amêndoas

Chuva atípica pode superar média de junho no Sudeste e Centro-Oeste antes do inverno

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 08 de junho

A candidatura para obtenção da Indicação Geográfica (IG) de Denominação de Origem para os cafés das Montanhas do Espírito Santo foi preliminarmente deferida junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O pedido foi protocolado no dia 6 de dezembro de 2019.
A notícia foi dada pelo presidente da Associação dos Produtores de Cafés Especiais das Montanhas do Espírito Santo (Acemes), Rodrigo Dias. Segundo ele, o INPI falta analisar outros documentos para aprovar o registro em definitivo.
“Há uma grande possibilidade de logo após esta etapa nossa IG ser reconhecida. Esta é uma das fases finais para o reconhecimento de uma Indicação Geográfica. Agradeço a todos os parceiros e produtores envolvidos, pois trata-se de uma grande conquista para nossa região ”, afirma Dias.
As Montanhas do Espírito Santo são uma das três origens de cafés especiais do Estado candidatas ao selo de proteção internacional. A Denominação de Origem vai abranger os municípios de: Afonso Claudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.





