pube
Hortifruti

Em quarentena, produtores de Venda Nova (ES) têm problemas para escoar tomate

Produtores que ainda precisam atender clientes estão com dificuldades em escoar sua produção aos centros consumidores por falta de transporte

por Redação Conexão Safra

em 26/03/2020 às 10h55

2 min de leitura

Em quarentena, produtores de Venda Nova (ES) têm problemas para escoar tomate

*Foto: Leandro Fidelis/Arquivo Safra ES

A quarentena em função da pandemia do novo coronavírus provocou o recuo da demanda por hortifruti no varejo e nas roças nesta semana. Compradores estão receosos em manter os pedidos no campo, já que a sobra de mercadorias pode causar perdas e prejuízos. Além disso, outro problema é o frete.

pube

Conforme agentes informaram ao Hortifruti/Cepea, além da redução dos pedidos, alguns produtores que ainda precisam atender clientes estão com dificuldades em escoar sua produção aos centros consumidores por falta de transporte, como em Venda Nova do Imigrante (ES) e Caçador (SC), áreas tradicionalmente produtoras de tomate.

Diante das incertezas quanto à duração da pandemia do coronavírus no Brasil, no curto prazo, produtores ainda não estão planejando mudanças significativas para este ano. No entanto, alterações no calendário são bastante prováveis, uma vez que o cenário muda a cada momento. (*Com informações do Cepea/Hortifruti)

*Vale lembrar que a região produtora de tomate de Alto Caxixe, distrito de Venda Nova do Imigrante,
sofreu perdas próximas de 70% da produção por conta das chuvas neste primeiro trimestre, de acordo com o Incaper. O tomate representa 30% da economia do município. Devido às chuvas, os frutos não se desenvolvem bem e as doenças e as pragas aproveitam para agir.
CLIQUE AQUI PARA LER MAIS!

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!