Geral

Tecnologia asiática avaliará o melhor ovo no Espírito Santo

por Redação Conexão Safra

em 06/08/2015 às 0h00

2 min de leitura

Tecnologia asiática avaliará o melhor ovo no Espírito Santo

pube

Santa Maria de Jetibá-ES (06/08/2015) &ndash, A qualidade dos ovos produzidos em terras capixabas passa a ser avaliada. Durante a IV Semana Tecnológica do Agronegócio (STA) será realizado o I Concurso de Qualidade de Ovos no Espírito Santo. Inspirado no sucesso da tradicional competição realizada em Bastos (SP), a Coopeavi começa a fomentar mais qualidade na produção de seus cooperados.

Um equipamento com tecnologia japonesa será utilizado para identificar o melhor ovo durante a feira. Trata-se da Digital Teste Egg (DET 6000), uma das poucas unidades no Brasil, a primeira e única do Espírito Santo. A cooperativa adquiriu o equipamento para auxiliar na melhoria contínua da qualidade dos ovos entregues no Entreposto Coopeavi.
“Com ele podemos ter maior aparato para melhorar a qualidade dos ovos de nossos cooperados e até mesmo aperfeiçoar o padrão das rações produzidas pela cooperativa ”, afirma Luís Carlos Brandt, gerente executivo de Produção da Coopeavi.

A DET 6000 já faz parte do cotidiano na classificação dos ovos na Coopeavi. “Todos os lotes de ovos que chegam à Coopeavi são avaliados pelo equipamento. Com isso, faremos um banco de dados sobre a qualidade dos ovos produzidos na propriedade dos nossos cooperados e com essas informações definiremos um índice de qualidade Coopeavi ”, explica Nielton Cézar Ton, médico veterinário e responsável técnico pelo Entreposto da cooperativa.

A tecnologia japonesa, adquirida com parceria com a Alltech, está na Coopeavi desde o segundo semestre do último ano. O dispositivo avalia a resistência do ovo e a espessura da casca, assim como, peso, cor da gema e altura do albume espesso (clara). O aparelho é o mesmo modelo utilizado no Concurso de Qualidade de Ovos, em Bastos (SP). A primeira edição da competição no ES será entre os cooperados da Coopeavi. “O objetivo é premiar os produtores que já realizam o manejo correto nas granjas ”, afirma Ton.
O resultado do Concurso será anunciado no dia 15, último dia da STA, no Parque de Exposições, em Santa Teresa (ES). Todos os detalhes sobre o Concurso e evento podem ser conferidos no site www.sta.coop.br.

pube