pube
Geral

Santa Maria de Jetibá recebe oficina do Pedeag 3 sobre o setor de avicultura no Estado

O cenário do setor de avicultura no Espírito Santo será discutido...

por Redação Conexão Safra

em 15/09/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube
O cenário do setor de avicultura no Espírito Santo será discutido em mais uma oficina do Pedeag 3 e vai acontecer nesta sexta-feira (18) às 14h30, na Câmara Municipal de Santa Maria de Jetibá.

A postura comercial do Estado vem se destacando cada vez mais no cenário nacional, sendo hoje Santa Maria de Jetibá o segundo maior município em produção de ovos no Brasil, conforme dados do IBGE.

Além disso, o município aparece como o que mais registrou avanços nos últimos 10 anos, ficando atrás apenas do volume produzido por Bastos (SP). No setor de galinhas e codornas, 70% dos produtores estão classificados como microprodutores, sendo atendidos por uma cooperativa, e atingem individualmente a produção de até uma caixa de ovos por dia.

O diretor da Associação dos Avicultores e de Suinocultores do Estado do Espírito Santo (AVES) Nélio Hand, será o especialista convidado e vai apresentar o panorama do setor no Espírito Santo, suas metas e estratégias.

AVICULTURA

A avicultura desempenha um importante papel socioeconômico no Espírito Santo. Atualmente, existem 154 produtores na postura comercial, 44 de frango de corte, 16 de codorna, 09 abatedouros e 03 incubatórios. Ressalta-se que além dos avicultores e empresas quantificadas existem vários serviços terceirizados e parcerias com micro e pequenos produtores rurais.

No caso da produção de frangos de corte, por exemplo, além dos produtores que atuam no Estado existem ainda produtores rurais que possuem em suas propriedades galpões que são arrendados para a produção. Essas propriedades dependem diretamente da avicultura como fonte de renda ou de complementação junto às demais atividades que exercem.

A produção média mensal é de 753.987 caixas com 30 dúzias de ovos de mesa, 7.510 toneladas abatidas, 3.280.057 cabeças de pintos de corte, 72.824 caixas com 50 dúzias de ovos de codorna, 5.363.167 cabeças de frango vivo e 341.269 cabeças de pintinhas de postura e caipira.

pube