pube
Geral

Santa Maria de Jetibá comemora o Dia do Ovo

por Redação Conexão Safra

em 13/10/2015 às 0h00

3 min de leitura

pube
Ações mobilizam cerca de 300 estudantes e trabalha as diversas utilidades do ovo

Um ovo, dois ovos, três ovos… são os alimentos motivadores das comemorações em Santa Maria de Jetibá nesta segunda sexta-feira (9) de outubro, Dia Mundial do Ovo. A Coopeavi, junto com a Associação de Avicultores do Espírito Santo (AVES), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e o Instituto Ovos Brasil, está realizando diversas ações para comemorar a data junto com o Dia das Crianças.

Este ano as comemorações na capital capixaba do ovo, foram realizadas com os alunos da Escola Cooperação, Escola de Educação Infantil Pommer e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cadeia produtiva do ovo e suas utilidades culinárias. Cerca de 300 estudantes participaram da iniciativa durante os dias 8 e 9 de outubro. As ações ocorreram na Escola Cooperação.

“A ação movimentou toda a escola ”, disse a diretora pedagógica, Amanda Schulz Wruck. Ela ainda enfatizou a importância da data para o município. “A maioria dos nossos estudantes são ligados a cadeia produtiva do ovo, mas eles ainda têm vergonha de falar para o coleguinha que os pais são avicultores ”, complementa.
De acordo com a bióloga do Instituto Coopeavi, Marcela Takiguti, as ações deste ano tiveram como foco, valorizar o ovo e os avicultores. “Estas ações foram pensadas em conjunto com a Escola Cooperação visando mostrar para os filhos dos avicultores que a atividade é o motor da nossa cidade e o ovo oferece diversas opções de alimentos nutritivos ”, explica.

No primeiro dia (8), a escola viveu um dia totalmente diferente de sua rotina, receberam os estudantes da Apae e da Escola Pommer. E a companhia de Teatro Lúdica, liderada por Thais Bicalho, apresentou para as crianças personagens como o “Super Albumina ” entre outros benefícios de colocarem ovos em suas alimentações diárias.

Acompanhado de uma palestra, com o médico veterinário da Coopeavi, Tarcísio Simões, sobre a importância do ovo e como o mesmo é produzido, os alunos tiveram no segundo dia (9), uma aula de gastronomia com a chef Mirka Garmendia. Eles tiveram a oportunidade de, em grupos com quatro participantes, fazer as suas próprias omeletes.

“As ações de intercooperação são muito importantes para o fortalecimento do cooperativismo e para conscientizar as novas gerações sobre uma atividade produtiva que faz de Santa Maria de Jetibá referência nacional ”, afirma a colaboradora Simone Holz Loose, integrante do Comitê de Jovens Lideranças Cooperativistas de Santa Maria de Jetibá.



pube