pube
Geral

Revista Safra é campeã e vice em prêmio de jornalismo

por Redação Conexão Safra

em 01/12/2015 às 0h00

3 min de leitura

pube
Com reportagens de Leandro Fidelis, a revista venceu as duas primeiras colocações na categoria Jornalismo Impresso do 9º Prêmio de Jornalismo Cooperativista
*Redação

A Revista Safra ES se consolida como um dos veículos mais premiados da história do Prêmio de Jornalismo Cooperativista, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras- OCB/ES. Na última sexta-feira (27), a publicação faturou as duas primeiras colocações na categoria Jornalismo Impresso.

As duas reportagens são assinadas pelo jornalista Leandro Fidelis, colaborador da revista, e venceram outras três finalistas da categoria. A decisão foi do júri técnico, coordenado pelo professor José Antônio Martinuzzo, da Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes.

A reportagem campeã foi publicada em destaque na última edição da Safra ES e mostra a experiência em cooperação na Província de Trento, na Itália (“As lições de Trento para o Espírito Santo ”- edição 18- setembro/outubro de 2015). O jornalista passou três dias visitando as principais cooperativas trentinas e traçou um paralelo com as entidades capixabas.


“Foi a minha primeira reportagem internacional e tive o total apoio da editora Kátia Quedevez para levar a apuração adiante e trazer boas notícias do Norte da Itália, local de onde saiu a maioria dos imigrantes que colonizaram o Espírito Santo ”, conta Fidelis.

Já a segunda colocada estampou a edição número 17, de julho/agosto (“Avicultura de postura: produção automatizada reduz mão-de-obra e aumenta qualidade em Santa Maria ”), e trouxe um raio-x da atividade na cidade mais pomerana do Estado. Em Santa Maria de Jetibá, as granjas se modernizaram para atender o mercado, e a Cooperativa Agrícola Centro-Serrana- Coopeavi tem sido fundamental nesse processo.

É o quarto troféu de Leandro Fidelis representando a revista. Em 2013, o jornalista venceu a categoria Jornalismo Impresso do prêmio cooperativista e, no início deste ano, conquistou o segundo lugar na categoria Imagem Jornalística da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo.

“Os quatro troféus pela Safra ES são resultado de um trabalho em equipe. A revista me dá liberdade editorial, confia nas minhas sugestões de pauta, e ainda conta com um diagramador incrível e sensível aos assuntos, que é o Luan Ola. Ele consegue deixar qualquer reportagem ainda mais atrativa para o leitor ”, destaca o jornalista.

Recordista

Com os últimos dois prêmios cooperativistas, a revista soma nove títulos no concurso da OCB/ES, sete deles conquistados só na edição de 2013, quando superou alguns dos principais veículos do Estado.

O Prêmio de Jornalismo Cooperativista envolve a participação dos principiais veículos de comunicação capixabas e tem como objetivo contribuir para a educação cooperativista e incentivar a divulgação das ações e dos projetos socioeconômicos do cooperativismo capixaba. Em nove edições, foram cerca de 800 matérias inscritas, sendo 131 candidatas só nesta última edição.


pube