pube
Geral

Qualidade da água é importante para o leite

“Minha água é de mina”...

por Redação Conexão Safra

em 20/08/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube
“Minha água é de mina ”. Quantas vezes ouvimos isso quando chegamos a uma propriedade, mas será que a água de “nascente ” está mesmo protegida contra todas as impurezas? Essa tem sido a pergunta, que os técnicos da Colagua e Coopettec andam fazendo aos cooperados, para atestar essa qualidade, alguns exames são realizados no laboratório da cooperativa, sem custo algum para o agricultor. Nos últimos dois meses, os pedidos se intensifi caram e pelo menos 30% das amostras atestaram algum problema. O diagnóstico rápido facilita a mudança de postura.

Para Juliana Aguiar Mota, bióloga e uma das responsáveis pelo controle de qualidade, o pecuarista precisa fi car ciente que não é apenas a água servida ao animal, mas sim a usada em todo o processo, principalmente na higiene de currais e tanques. “O pecuarista pode fazer uma higienização bem feita, mas se água estiver com algum tipo de contaminação todo o trabalho é jogado fora, alguns bactérias que estiverem na água passam para o ambiente ”, lembra Juliana.

Os procedimentos realizados entre campo, técnicos e laboratório são muito fáceis. O primeiro passo é dado pelo técnico no campo, fazendo a coleta de pelo menos 10 ml de água, tudo feito num tubo esterilizado, para não acontecer contaminação cruzada. O tubo é levado ao laboratório, que entrega o resultado em dois dias.


“Nossa preocupação são com coliformes fecais e totais. Antes, nossa maior demanda era o controle interno, agora essa preocupação com água aumentou nas propriedades ”, explica Ana Claudia Moraes Gomes, responsável pelo Controle de Qualidade.

O técnico Carlos Roteman, Coordenador do programa “Mais Leite ”, acredita que em muitos casos é o próprio animal que contamina as nascentes, pisando ou urinando próximo. “Orientamos sempre para a mudança de postura. Sabemos que é um produto de consumo humano, temos que ter a maior higiene possível. Se o gado tiver invadindo, por exemplo, orientamos que o ideal é cercar a nascente. A vaca precisa beber água de qualidade, já que o animal consome muita água ”, lembra o coordenador.

pube