pube
Geral

Publicações do Incaper disponíveis em formato digital

Informação técnico-cientifica ao alcance de todos. Centenas de publicações produzidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa

por Redação Conexão Safra

em 13/01/2016 às 0h00

2 min de leitura

pube
Informação técnico-cientifica ao alcance de todos. Centenas de publicações produzidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) estão em processo de digitalização, e muitas já estão disponíveis em formato digital.

“O Incaper vai disponibilizar os links nas redes sociais ao longo do mês de janeiro, para que as pessoas tenham acesso às informações de caráter técnico-científico produzidas pelo Instituto. A ideia é oferecer uma opção para as férias, incentivando a leitura neste período. A ação faz parte do projeto ‘Memória digital’, que tem por objetivo disseminar as informações produzidas pela instituição ”, disse Merielem Frasson, bibliotecária do Incaper.

O projeto “Memória digital ” teve início em 2013, com a aquisição de um software da Embrapa, o Ainfo. Por meio dele, é possível disponibilizar publicações, fotos e vídeos. Na última semana de 2015, o Incaper adquiriu uma mesa digitalizadora e, com ela, foi possível iniciar o trabalho de digitalização do acervo. A ideia é disponibilizar a memória do Incaper de forma rápida e acessível, em formato digital.

Desta maneira, produtores rurais, estudantes, pesquisadores e quaisquer interessados, de várias partes do Brasil e do mundo, podem consultar informações de caráter técnico-científico produzidas desde os primórdios do Incaper. “A página da biblioteca do Incaper na internet tem cerca de 9 mil acessos por mês. Além do Brasil, países como Portugal, Estados Unidos e Moçambique estão entre os que mais visitam a página ”, disse a bibliotecária do Incaper.

O acesso livre às publicações do Incaper traz uma série de vantagens. “A iniciativa valoriza a memória do Instituto, e faz com que as publicações tornem-se mais populares. O usuário não precisa ir pessoalmente à biblioteca. Basta acessar a publicação de seu interesse pela internet. Além disso, evita o manuseio das publicações originais, preservando-as. É uma mudança de paradigma, pois a informação passa a ser mais importante do que a publicação em si ”, acrescentou Frasson.

Disponibilizar as publicações em formato digital representa economia. Desta forma, o Incaper reforça seu compromisso com a sustentabilidade. A iniciativa vai ao encontro desta premissa, que marca as comemorações pelos 60 anos do Instituto. O endereço digital da Biblioteca Rui Tendinha é: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/

pube