pube
Geral

Programa de melhoramento genético gera primeiro bezerro

Realizado pela prefeitura de Cachoeiro, serviço garante aumento na produtividade do gado

por Redação Conexão Safra

em 16/11/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube
Investir em melhoramento genético está mais acessível para criadores de rebanho bovino de Cachoeiro. O serviço, que garante aumento na produtividade do gado leiteiro e de corte, é oferecido pela prefeitura e já apresenta resultado: acaba de nascer o primeiro bezerro, fruto de inseminação artificial do programa. Outros 30 são esperados.

Dono do animal nascido na semana passada, no distrito de Pacotuba, Jacinto Natal Spoladore acredita que a iniciativa é de grande importância para os produtores, pois nem sempre eles têm condições de arcar com custos da inseminação no mercado convencional.

“Tenho mais três animais inseminados, e a expectativa é a melhor possível porque a gente já tem as matrizes e queremos melhorar a produtividade. O programa veio na hora certa ”, conta.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag) há um ano e têm como objetivo aumentar a lucratividade dos produtores, por meio de um manejo diferenciado.

Com o trato especial, em vez de estar pronta para ser inseminada por volta dos dois anos, as vacas que são criadas dentro das orientações do programa podem ser inseminadas em aproximadamente 13 meses, permitindo que o produtor consiga começar a ter retorno financeiro em tempo bem menor. Além disso, as características genéticas do reprodutor garantem um animal com boa produtividade.

As inseminações começaram há cerca de nove meses. Por meio do programa, os produtores podem comprar a dose de sêmen de touro holandês e Gir por R$ 7,80, preço bem inferior aos praticados pelo mercado, onde giram em torno de R$ 80.

“Mas elas só podem ser destinadas aos criadores que tenham condições de manter o trato diferenciado de um animal desse tipo, que precisa receber manejo especial, como alimentação balanceada, para encurtar os prazos de reprodução. Isso garante lucro mais rápido ”, explica o gerente de pecuária da Semag, Josué de Castro.

O Programa de Melhoramento Genético de Rebanho Bovino de Cachoeiro é realizado por meio de convênio entre a prefeitura e o governo do Estado. As doses de sêmen são adquiridas com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Para aderir ao programa, é preciso procurar a Secretaria Municipal de Agricultura de segunda a sexta, das 8h às 13h. Mais informações: 3521-1147.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!