Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

O secretário municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, foi um dos palestrantes do I Seminário de Agricultura Valorização do Agricultor, promovido pela Comissão Especial de Agricultura e Meio Ambiente, da Câmara Municipal de Afonso Cláudio. O Programa Municipal de Fruticultura foi o tema abordado no evento ocorrido na última terça-feira (27).
Fiorot pontuou sobre a concepção do programa desde o início da sua elaboração, até a execução, estudos realizados, visitas técnicas a outros municípios referência de cada cultura (limão, uva, goiaba, açaí e cajá manga anão), treinamentos, por exemplo, e a fase que se encontra agora que é de colher os primeiros resultados do programa.
“Os resultados que temos colhido e a forma como o projeto foi concebido tem despertado o interesse em conhecer o programa implantado no município para valorizar pequenas porções de terra nas propriedades, movimentar a economia e promover a diversificação rural. Estamos felizes com os resultados iniciais e saber que Linhares tem se tornado referências para outros municípios e até mesmo outros estados”, pontuou o secretário.
O seminário contou com a presença de lideranças políticas, secretários de municípios vizinhos e de produtores.
Programa de Fruticultura
O Programa Municipal de Fruticultura é dividido em cinco polos: Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão; Polo Alto São Rafael (região de São Judas), a uva; Polo Baixo São Rafael (localidades Córrego Dr. Jones, Humaitá e Bagueira), a goiaba; Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí.




