pube
Geral

Produtora de Boa Vista vence concurso do café em Cachoeiro

Também são de Boa Vista os outros quatro cafeicultores premiados na categoria conilon

por Redação Conexão Safra

em 01/11/2013 às 0h00

3 min de leitura

É de uma produtora da localidade de Boa Vista, no distrito de São Vicente, o melhor café conilon produzido em Cachoeiro de Itapemirim. Maricéia Aparecida Bleidorn Pancini ficou em primeiro lugar na quarta edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café do município, tornando-se a primeira mulher a vencê-lo. A premiação foi realizada pela, em Pedra Lisa, no distrito de Pacotuba.

“É uma conquista muito importante pra mim. Há 20 anos produzo café, mas foi em 2010, graças à primeira edição do concurso, que passei a investir mais na melhoria da qualidade do produto. Participei de todas as edições e recebi orientações que me ajudaram muito. Recentemente, também consegui o quarto lugar no concurso estadual ”, comemora Maricéia.

Também são de Boa Vista os outros quatro cafeicultores premiados na categoria conilon. “Atribuímos a conquista em bloco dos produtores dessa comunidade a dois fatores: ao empenho para produzir café de melhor qualidade e às condições climáticas favoráveis à produção de conilon ”, avalia o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo Nunes.

Na categoria arábica, os três vencedores são de Cantagalo, no distrito de Burarama. O primeiro colocado foi Sérgio Pellanda. “Os produtores de Cantagalo também têm se destacado na busca pelo aperfeiçoamento do processo de produção, conseguindo melhorar o padrão do café ”, disse José Arcanjo.

Organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o concurso contou com 59 participantes. Para chegar ao resultado, uma comissão técnica avaliou aspectos como cor, uniformidade, tamanho do grão, bebida e até as condições de produção do fruto. Os oito ganhadores receberam prêmio em dinheiro.

Pedra Lisa tem primeira Unidade de Cafés Especiais de Cachoeiro

Antes da premiação do concurso, o prefeito Carlos Casteglione entregou aos cafeicultores da comunidade de Pedra Lisa uma unidade de beneficiamento de cafés especiais (UCE). “Os produtores agora contam com equipamentos para auxiliá-los na produção de café de alta qualidade. É a primeira unidade do município. Em breve, vamos entregar outra, em Boa Vista ”, disse o prefeito.

pube

As máquinas de beneficiamento foram adquiridas com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e instaladas pela prefeitura. A unidade será gerida pelos próprios produtores, com orientação permanente da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

“É uma importante conquista. Principalmente porque os cafeicultores passam a poder produzir café cereja descascado e desmucilado, que tem maior valor de mercado ”, destaca o secretário José Arcanjo Nunes.

Outros secretários municipais, representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), lideranças comunitárias e o vereador Carlos Renato Lino também participaram da premiação do concurso e da entrega da UCE.


Classificação do concurso


Conilon

1º – Maricéia Aparecida Bleidorn Pancini

2º – José Carlos Pancini

3º – Gilmar Antonio Felippe

4º – Jovandir José Felipe

5º – Leonir Antonio Felippe


Arábica

1º – Sérgio Pellanda

2º – Arnaldo Pellanda

3º – Ronaldo Pellanda


Fonte: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim


pube