pube
Geral

Produtor rural de Japira recebe o Prêmio Linhares Café de Qualidade 2015

Mais de 70 amostras foram avaliadas na segunda edição do prêmio.

por Redação Conexão Safra

em 05/10/2015 às 0h00

3 min de leitura


O café produzido por Romildo Saith, em Japira, zona rural de Linhares, conquistou o primeiro lugar do Prêmio Linhares Café de Qualidade 2015. Mais de 70 amostras foram avaliadas de acordo com o protocolo internacional de degustação de robustas finos do Coffee Quality Institute, o CQI.

O concurso, que é promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento, tem os objetivos de incentivar o investimento no setor e elevar Linhares nos rankings estadual e nacional de qualidade de café conilon. A premiação aconteceu durante um dia de campo no distrito de São Rafael, região alta da zona rural linharense, no último sábado (26).

pube

“”Eu não esperava receber o prêmio. Enviei uma amostra para participar! Fiquei surpreso e feliz com o resultado. Minha propriedade é pequena, tem pouco mais de 2 hectares. Lá, trabalhamos eu e mais duas pessoas. Estou feliz! Esse prêmio é um incentivo para produzir um café com mais qualidade ainda””, disse Romildo.

Dez quesitos foram observados: fragrância (cheiro do café em grão ou pó), aroma (cheiro do café preparado em bebida), salinidade, acidez, amargor, doçura, uniformidade, corpo, after taste ou retrogosto (sabor que fica na boca após a prova) e conjunto.

Quem teve o trabalho de avaliar todos esses quesitos foi o degustador profissional Arthur Fiorot. Segundo ele, a adesão ao concurso neste ano foi maior que a anterior e isso mostra que os produtores têm aprovado a iniciativa de premiar o melhor café de Linhares.

“”Percebemos que os produtores melhoraram a colheita e o pós-colheita. Tudo isso resulta em um café melhor. No concurso deste ano tivemos uma quantidade maior de amostras, ou seja, os produtores aprovam a iniciativa. A qualidade das amostras foi superior. Isso prova que o café produzido em Linhares é de qualidade””, conclui.

No evento, foram premiados os cinco melhores cafés de Linhares e também o melhor café por região. Para o secretário municipal de Agricultura, Mauro Rossoni Junior, o Prêmio Linhares Café de Qualidade segue cumprindo seu dever. “”Não é apenas um prêmio, é um grande incentivo ao investimento na lavoura cafeeira local. Um meio de fazer os nossos produtores se sentirem mais orgulhosos do que produzem. E o melhor de tudo é que estamos alcançando esses objetivos juntos e, desta forma, todos saem ganhando””, explica.

Confira a classificação:

Classificação geral
1º Lugar: Romildo Saith – 77,25
2º Lugar: Francisco Felner – 77,0
3º Lugar: Dino Caliman – 74,5
4º Lugar: Nélio Navarro – 74,0
5º Lugar: Pedro Giacomim –
73,25

Classificação por região
Japira: Romildo Saith
São Rafael: Dino Caliman
Farias e Guaxe: Jarbas Morais
Chapadão: Odimar Frisso
Rio Quartel: Francisco Felner

Fonte: Assessoria de Comunicação PMLinhares ,/André Neves

pube