pube
Geral

Políticas socioeducativas em debate na Assembleia

A Comissão de Assistência Social realiza nesta quarta-feira...

por Redação Conexão Safra

em 21/10/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube
A Comissão de Assistência Social realiza nesta quarta-feira (21), às 17 horas, no auditório Hermógenes da Fonseca, audiência pública sobre as políticas socioeducativas no Estado do Espírito Santo.

O debate foi sugerido pela presidente do colegiado, deputada Eliana Dadalto (PTC), a partir de palestra feita pela presidente do Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases), Ana Maria Petronetto Serpa, durante reunião realizada no dia 21 de setembro de 2015. Na ocasião, Petronetto questionou o modelo socioeducativo vigente no país, explicou o funcionamento da instituição e destacou a necessidade de um trabalho mais estreito entre o Iases e o Poder Judiciário.

Para a audiência pública, além de Ana Maria Petronetto Serpa, estão confirmadas as seguintes presenças: a presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Camila Valadão, o coordenador do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Gustavo Monzeli, e a representante do Conselho Regional de Psicologia (CRP) Marina Francisqueto.

Internos

Na palestra feita em setembro no colegiado, Petronetto afirmou que o Estado, ao buscar proteger a criança, acaba causando um rompimento com o vínculo familiar, aspecto que precisa ser repensado. Ela disse também que a rede do Iades conta com 1.130 internos e que há uma autorização para construir mais uma unidade em São Mateus.

A construção da nova unidade, de acordo com a presidente do Iases, vai ajudar a atenuar a superlotação no norte do Estado, mas é preciso também políticas públicas destinadas aos jovens. Ela defendeu também maior integração entre o sistema socioeducativo e o Poder Judiciário local.


Fonte:assessoria de comunicação da ALES

pube