pube
Geral

PL que previa proibição da pulverização aérea é retirado de pauta

por Assessoria de Comunicação Faes

em 27/10/2023 às 13h18

2 min de leitura

PL que previa proibição da pulverização aérea é retirado de pauta

Foto: divulgação Faes

A diretoria da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), presidentes de sindicatos rurais, parlamentares e entidades do setor da agricultura capixaba participaram de uma reunião de mobilização, requerida pela Federação e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/ES), com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, para ratificar o posicionamento contrário do setor produtivo quanto ao PL 828/2023 que prevê a proibição da pulverização aérea de defensivos agrícolas no estado.

No encontro, a Faes entregou um ofício defendendo as atividades de pulverizações aéreas agrícolas com aeronaves remotamente pilotadas que são regulamentadas e servem como grande aliada no controle de pragas nas lavouras.

pube

“Quando falamos da pulverização aérea, também abordamos a significativa redução da quantidade de defensivos, além da grande economia de custo, produção, tempo, além da preservação da saúde do produtor rural e sustentabilidade. Colocamos o Sistema à disposição para estreitar de maneira expressiva um diálogo permanente do setor da agricultura com todos os parlamentares e sociedade” ressaltou o presidente da Faes, Júlio Rocha.

A união do setor produtivo mostrou a força do agro capixaba que saiu com a garantia do presidente Marcelo Santos em não pautar o projeto na casa.

“Essa matéria não vai prosperar, não será pautada na Assembleia. Vou dialogar, inclusive, com as autoras do PL, dizendo para elas que o plenário já se posicionou, por isso, não será tramitada. Reafirmo o meu compromisso e dos meus colegas deputados com o setor do agronegócio capixaba e demais setores para alavancar o desenvolvimento do Espírito Santo.”

A reunião também contou com presença dos deputados Lucas Scaramussa, presidente da Comissão de Agricultura, Adilson Espindula, vice-presidente, além dos deputados e membros efetivos da comissão, Janete de Sá e João Coser, que se posicionaram inteiramente contrários ao Projeto de Lei.

 

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!