pube
Geral

Pecuária é tema de dia de campo em Ecoporanga

Aproximadamente 70 pessoas, entre produtores rurais...

por Redação Conexão Safra

em 21/10/2015 às 0h00

3 min de leitura

pube
Aproximadamente 70 pessoas, entre produtores rurais e autoridades locais, participaram de um dia de campo sobre pecuária no município de Ecoporanga. O evento aconteceu na semana passada, na fazenda Três Irmãos, em Córrego da Laje. Quem coordenou os encontros foi o escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura do município.

O zootecnista e extensionista do Incaper, Lázaro Samir Abrantes Raslan, falou sobre o manejo intensivo de pastagem. Inicialmente ele abordou a importância da escolha da área de produção, análise de solo, calagem, adubação, altura de resíduo e roçagem. “As instruções visam ao crescimento da pastagem, aumento de lotação animal e produção de leite ”, lembrou Lázaro.


O zootecnista também destacou a importância de planejar a propriedade não apenas em estruturas físicas, mas também na conservação e reserva de alimentos volumosos ou de acordo ao manejo nutricional feito pelo técnico. Foram demonstrados o uso de silo em pequenas propriedades e as suas vantagens, como diminuir os custos e aumentar a reserva alimentar, além do uso de tambores de plástico para fazer silagem de mandioca e seu uso na alimentação animal.

O engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper, João Luiz Perini, falou sobre manejo, irrigação e preservação de água nas propriedades e abordou o tema em paralelo com a seca que atinge o Estado. João Luiz explicou sobre as boas práticas agrícolas no manejo da água, na utilização de cobertura morta e da tecnologia quando ao uso da água para irrigação, que precisa ser feita de forma correta, com orientação e projetos técnicos.

Também foram feitas apresentações sobre as contenções, caixas-secas e principalmente o controle e conhecimento dos produtores no consumo de suas lâminas d´água.

Por fim, as informações sobre melhoramento genético foram ministradas pelo gerente de pecuária da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) Pedro Carlos Cani, que abordou alguns métodos em sistema de “passo a passo ” para que o agricultor familiar possa atingir de forma fácil um maior ganho genético do seu rebanho, aplicada a sua região de atuação.

Por fim, os produtores que participaram do programa pró-leite do escritório do Incaper em Ecoporanga receberam os certificados dos cursos de aprendizagem rural, ministrados pelos instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e coordenados pelo extencionista Lázaro Raslan.

Fonte: Incaper

pube