pube
Geral

Orquestra Sinfônica: 80 apresentações na Temporada 2015

A Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) se prepara para mais um intenso calendário de atrações nesta Temporada de Concertos de 2015.

por Redação Conexão Safra

em 09/02/2015 às 0h00

3 min de leitura

pube
A Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) se prepara para mais um intenso calendário de atrações nesta Temporada de Concertos de 2015. Serão 80 apresentações, com a presença de renomados maestros e solistas nacionais e internacionais, incluindo duas maestrinas. Além das tradicionais séries “Pré estreia ”, “Quarta e Quinta Clássica ”, “Concertos Especiais ”, “Série Espírito Santo ” e “Orquestra nos Bairros ” a Oses inaugura a nova série “Concertos para a Família ”, totalizando 18 programas diferentes.

Inaugurando a temporada, nos próximos dias 11 e 12 de fevereiro, o Theatro Carlos Gomes recebe o programa “No compasso do Carnaval ” com obras clássicas de compositores como Dvorak, Glazunov e Rossini, além de uma seleção de marchinhas antigas. Segundo o diretor artístico e maestro titular da Oses Helder Trefzger, “É quase como um grito de Carnaval ”.

Para Helder Trefzger, a expectativa para o início da Temporada 2015 da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo é muito grande, pois ela chega cheia de novidades. Uma delas é nova série, feita especialmente para as famílias, que acontecerá em oito domingos, ao longo do ano. “Será uma espécie de matinê musical, na qual receberemos as famílias, com as crianças, no Theatro Carlos Gomes, e apresentaremos um repertório variado, em um ambiente descontraído e interativo ”, ressalta o Maestro.

Os maestros e solistas que se apresentarão com a orquestra foram escolhidos dentre nomes de peso no cenário nacional e mundial, vindo de países como Alemanha, Estados Unidos, Suiça, Ucrânia, México, Vietnã, Argentina e Colômbia, além de artistas de vários estados brasileiros e também do Espírito Santo.

O repertório incluirá obras significativas da literatura orquestral, como Sinfonias de Mahler Sibelius, Shostakovich, Rachmaninov, Beethoven, Tchaikovsky e Brahms. Além disso, será marcante a presença de obras de compositores brasileiros, incluindo a estreia mundial da obra “Seis formas de amar ”, de Fernando Morais. A orquestra se apresentará ainda em 30 escolas públicas da Região Metropolitana de Vitória e visitará mais cinco municípios do Estado.

Outra novidade será o concerto que comemorará os 25 anos da Banda Big Beatles e que contará com a presença de nomes consagrados, como Pete Best (primeiro baterista dos Beatles), Ivan Lins, Andreas Kisser (da Banda Sepultura) e Jerry Adriani, além do Coral Vox Vitória, do maestro Sanny Souza. O evento será realizado na Arena Vitória, no dia 24 de setembro.

Todo esse esforço, alavancado pela Secretaria de Estado da Cultura, propicia que a Oses preste um serviço de excelência à população capixaba, diminuindo distâncias e derrubando obstáculos em prol da democratização do acesso à cultura, ao mesmo tempo em que a projeta no cenário nacional e internacional.

Confira a toda a programação e não fique de fora desta temporada!

Fonte: Secom ES

pube