pube
Geral

Número de agroindústrias triplica em Cachoeiro

por Redação Conexão Safra

em 06/01/2016 às 0h00

2 min de leitura

pube
Neste ano, a quantidade de empreendimentos regularizados saltou de dez para 32Neste ano, a quantidade de empreendimentos regularizados saltou de dez para 32
A agroindústria de Cachoeiro está se fortalecendo como atividade geradora de trabalho e renda no campo. Neste ano, o número de empreendimentos regularizados saltou de dez para 32, de acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag).

Mais de 460 pessoas são diretamente beneficiadas pelas atividades agroindustriais, que recebem apoio da prefeitura, para possibilitar a diversificação da economia rural e oportunidades de inclusão social e produtiva para as famílias rurais.

A Semag oferece aos empreendimentos rurais assistência técnica em todas as etapas da operação, da produção da matéria-prima e seu processamento até a regularização junto aos serviços de inspeção sanitária e a comercialização dos produtos (massas, pães, biscoitos, doces etc) em diferentes mercados.

Outra frente de fomento à atividade no município é a formação de parcerias com outros órgãos governamentais para a compra de equipamentos para a produção e a oferta de cursos de qualificação gratuitos aos trabalhadores, com foco na fabricação e gerenciamento.

A prefeitura também adquire produtos das agroindústrias familiares para abastecer escolas municipais e entidades socioassistenciais, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e da Compra Direta da Agricultura Familiar (CDA).

“Para 2016, já há previsão de que outras dez agroindústrias se formalizem. Estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais esse segmento, que tem grande potencial em nosso município ”, disse o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo Nunes.

pube