pube
Geral

Muniz Freire recebe 1ª Feira de Bezerras para comercialização

Cerca de 60 animais estarão disponíveis na 1ª Feira de Bezerras...

por Redação Conexão Safra

em 16/11/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube

Cerca de 60 animais estarão disponíveis na 1ª Feira de Bezerras que será realizada no dia 28 de novembro em Muniz Freire. O evento é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Associação de Produtores de Leite de Muniz Freire (MunizLeite) com o apoio da Prefeitura local.

Segundo o extensionista do Incaper em Muniz Freire, Tarcísio Feleti de Castro, o objetivo é comercializar diretamente os animais destinados à produção de leite. Ele acrescentou que todas as bezerras foram provadas geneticamente e isso faz toda diferença na hora da compra. “O melhoramento genético traz confiança para o comprador porque agrega uma genética confiável aos filhos destinados à produção de leite ”, completou.

Em Muniz Freire existem cerca de 13.200 bovinos que produzem 10 milhões e 800 mil litros de leite anualmente. Depois da produção de café, a pecuária de leite é a atividade que mais gera empregos no município.

Pecuária no Espírito Santo

O Espírito Santo possui atualmente uma área de 1,3 milhão de hectares de pastagens, ocupadas por um rebanho bovino de 2,2 milhões de cabeças, das quais aproximadamente 418 mil são de vacas ordenhadas.

Segundo o pesquisador do Incaper, Bevaldo Martins Pacheco, no Espírito Santo 14.500 propriedades dedicam-se à pecuária de leite e 32 mil propriedades à pecuária bovina em geral (leite e corte).

De fato, cerca de 70% da pecuária de leite compõem o estrato dos que entregam até 100 litros de leite por dia aos laticínios. No Espírito Santo a produção de leite anual é de 485 milhões de litros gerando um valor bruto de R$ 485 milhões por ano.

A atividade apresenta grande importância social na geração de emprego e renda, envolve cerca de 17 mil produtores e responde por 33 mil empregos diretos no campo e 25 mil indiretos.

Fonte: Seag

pube