pube
Geral

Investimentos aumentam produtividade da agricultura familiar

Desde o início do ano cerca de 120 mil mudas de palmito pupunha foram entregues a produtores de várias comunidades

por Redação Conexão Safra

em 23/04/2014 às 0h00

4 min de leitura


Os investimentos da Prefeitura de Anchieta na agricultura familiar têm impulsionado o avanço da produtividade no campo. A previsão é de que este ano o aumento da produção chegue a 20%. Entre as ações realizadas para esse avanço destacam-se a distribuição de insumos, como adubo e calcário, e a oferta de serviços de assistência técnica e extensão rural, que inclui consultoria agrícola. Essas atividades são promovidas por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Desde o início do ano cerca de 120 mil mudas de palmito pupunha foram entregues a produtores de várias comunidades. Além disso, eles também estão sendo beneficiados com mais de 500 toneladas de calcário e cinco mil sacos de adubo, sendo que 50% desses produtos foram distribuídos no primeiro trimestre de 2014.

“A valorização do agricultor começou no primeiro dia do nosso governo. A agricultura é um dos pilares do tripé de sustentação da economia de Anchieta. Por isso, queremos cada vez mais ampliar a capacidade de investimento na agricultura familiar, para aumentar a produtividade, a tecnologia, a renda e a produção de alimentos ”, enfatizou o prefeito Marquinhos.

pube

O café conilon, cultura de grande importância na agricultura brasileira e que ocupa posição de destaque entre os produtos de exportação, também será disponibilizado aos agricultores familiares. No total, 120 mil mudas serão partilhadas. Técnicos da Secretaria de Agricultura, junto com funcionários do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), estão visitando os produtores para identificar, por meio de medição de áreas e análise do solo, quem poderá receber as mudas.

“Realizamos constantemente ações para ajudar os agricultores, pois eles são parceiros. Recentemente, por exemplo, a Secretaria de Agricultura atendeu uma piscicultura (cultivo de peixes) de aproximadamente dois hectares de lâmina d’água. Entramos com todo o maquinário e construímos cerca de 30 poços. A Prefeitura também já preparou o solo de cerca de 1.200 hectares para plantio de feijão, mandioca e outros produtos, a pedido dos próprios agricultores ”, informou o secretário de Agricultura do município, Waldemar Belém.

Outra atividade importante realizada por técnicos da Secretaria é a assistência técnica e extensão rural. Por meio dela os produtores recebem orientações e são instruídos sobre a maneira correta de plantar e adubar as propriedades. Esse serviço, que é gratuito, é de caráter continuado e o principal objetivo é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção e de mecanismo de acesso a recursos.

“Durante as visitas é realizado o mapeamento das condições químicas, físicas e biológicas do solo para determinar, por exemplo, a quantidade correta de calcário e adubo que deve ser utilizada. O resultado da análise do solo é essencial na recomendação de adubação e utilização correta do calcário, uma vez que em excesso provoca diversos danos à nutrição do solo, como a alcalinização. Por isso, a importância dos técnicos trabalharem em parceria ”, acrescentou Belém.


Maquinário


Em outra frente, para ajudar o trabalho do agricultor familiar, a Secretaria de Agricultura disponibiliza máquinas, como retroescavadeira, pá carregadeira e motoniveladora, bem como um caminhão caçamba cedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Para o secretário Belém, esse maquinário contribui muito para o dia a dia do agricultor. “A retroescavadeira, por exemplo, faz a limpeza de valas em brejos para aumentar as áreas de cultivo e em seguida a pá carregadeira vem abrindo estradas internas nas propriedades para que os produtores possam transportar sementes, adubos e outros insumos. Todo esse maquinário está em plena atuação ”, concluiu Belém.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Anchieta


pube