pube
Geral

Incaper realiza encontro sobre pimenta-do-reino em São Gabriel da Palha

por Redação Conexão Safra

em 28/12/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube

Cerca de 200 agricultores participaram de um encontro realizado no Centro de Eventos Palácio do Café Conilon, em São Gabriel da Palha. A maior parte do público presente foi composta por agricultores beneficiários do Projeto ATER Sustentabilidade, contrato entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Essa parceria vem trazendo resultados significativos em relação à qualidade no atendimento aos agricultores, visando o desenvolvimento rural sustentável. O evento teve dois objetivos distintos: a realização da oficina de avaliação intermediária do projeto e a abordagem sobre a cultura da pimenta-do-reino, que vem sendo uma das opções de diversificação das propriedades, sendo também uma demanda do planejamento das ações nas regiões atendidas.

A oficina de avaliação teve início com a apresentação das ações desenvolvidas em mais de dois anos de execução do Projeto ATER Sustentabilidade, realizada pelo extensionista Abel Lopes Costa, servindo de suporte para a posterior realização da avaliação, através da aplicação de um questionário respondido pelos agricultores beneficiários, com a moderação do extensionista João Carlos Juliatti, coordenador do projeto.

A palestra sobre a cultura da pimenta-do-reino, ministrada pelo extensionista do Incaper de Nova Venécia, José Elias Gava, abordou de forma ampla os cuidados com esta atividade, desde a aquisição de mudas de qualidade em viveiros idôneos até a colheita, beneficiamento e comercialização desta especiaria. Ao final do evento foram sorteados alguns brindes para os agricultores presentes em comemoração ao final de mais um ano de trabalho da equipe.

Fonte: Agrolink

pube