pube
Geral

Incaper promove oficina com o tema “Água: Uma Questão de Sobrevivência” em Ibitirama

Nesta quinta-feira (26), o município de Ibitirama realiza a oficina ...

por Redação Conexão Safra

em 25/11/2015 às 0h00

3 min de leitura

pube
Nesta quinta-feira (26), o município de Ibitirama realiza a oficina “Água: Uma Questão de Sobrevivência ”, que tem como principais objetivos a discussão de temas ligados aos recursos hídricos e a construção coletiva de uma matriz de planejamento e ações para o Córrego dos Vargas, localizada em Figueira. A expectativa é de que, aproximadamente, 50 pessoas participem do evento, envolvendo 25 famílias das comunidades do município.

A oficina é uma ação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), com apoio da Prefeitura de Ibitirama, do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibitirama.

Segundo o engenheiro agrônomo do Incaper Aristodemos de Paiva Hassem, a oficina terá como foco o trabalho com as microbacias, analisando os seguintes eixos: resíduos sólidos, esgotos e águas residuárias, agrotóxicos, reflorestamento e infiltração e reserva de água.

Aristodemos de Paiva abre a oficina apresentando um vídeo sobre o ciclo da água e em quais etapas o ser humano pode intervir positivamente para garantir não apenas volume, mas principalmente a qualidade desta água. Serão ressaltados alguns pontos como, localização dos recursos hídricos, contaminação dos lençóis freáticos e corpos hídricos, preparo e uso adequado dos solos agrícolas e urbanos e a desproteção ou destruição das Áreas de Preservação Permanentes (APPs).

Apesar de ser realizada no município de Ibitirama, a oficina irá contar com a participação dos técnicos do Incaper, Érika Munaro e Joana Junqueira, do escritório local de Alegre), Ricardo Eugênio e Roberto Sobreira (ELDR Divino de São Lourenço) e Túlio Borges (ELDR Irupi).

Ações em microbacia

Após o trabalho em grupo e a apresentação dos mesmos, será construída coletivamente uma matriz de planejamento e ações para a microbacia do Córrego dos Vargas, localizada em Figueira, tendo como facilitadora a engenheira florestal Érika Munaro.

Aristodemos de Paiva completou que o planejamento irá elencar também ações que visem à manutenção e recuperação das APPs, minimizando a erosão, proporcionando maior infiltração de água no perfil do solo, observando também aspectos de contaminação dos recursos hídricos ”.

Serviço:
Data: 26/11/2015 (quinta-feira)

Horário: 12h00
Local: Cachoeira do Chiquito, Salão Azul, Ibitirama, ES.

pube