pube
Geral

Incaper dá apoio técnico a mais uma edição da Festa da Uva e do Vinho

por Redação Conexão Safra

em 27/01/2016 às 0h00

4 min de leitura

pube
O município de Alfredo Chaves comemorou a 52ª Festa da Uva e do Vinho, no distrito de São Bento de Urânia, interior da cidade no último sábado (23) e domingo (24). A festa contou mais uma vez com o apoio técnico do escritório local (ELDR) do Incaper da cidade, com visitas de avaliação nas propriedades inscritas para o concurso que escolhe o melhor vinho da região.

Cerca de 10 mil pessoas passaram pelo evento, realizado pela comunidade e pela Prefeitura de Alfredo Chaves. Foram comercializadas mais de cinco toneladas de uva durante os dois dias de festa.

A ideia de fixar o padrão das visitas técnicas avaliativas aconteceu junto à Secretaria Municipal de Alfredo Chaves e já está na sua 8ª edição. Este ano foram 11 propriedades avaliadas pelos especialistas do Incaper, o engenheiro agrônomo Alciro Lamão Lazarini, o técnico em desenvolvimento rural João Medeiros Neto e o pesquisador José Mauro de Souza Balbino. Além destes, os produtores também foram acompanhados por membros da Secretaria Municipal de Agricultura e da Escola Família Agrícola do MEPES.

A avaliação foi feita a partir de critérios como análise de solo, condução da lavoura, sistema de irrigação, curso de aplicador de agrotóxico, controle fitossanitário e se os produtos utilizados estão dentro do recomendado para a videira – tela de proteção contra pássaros, uniformidade da produção, sacarose (medido em graus brix), depósito de agrotóxicos e, por último, o aspecto fitossanitário da videira.

Segundo o engenheiro Agrônomo do Incaper, Alciro Lamão Lazarini, a visita técnica às propriedades visa fazer uma avaliação de todos os trabalhos do produtor dentro de uma série de recomendações realizadas pelo Incaper ao longo do ano. “Essas recomendações são os trabalhos de assistência técnica e extensão rural na cultura da videira. Serve também para aferir um produto de qualidade com responsabilidade técnica, uma vez que as recomendações são realizadas com todo rigor técnico para a cultura. ”, contou.

Segundo o técnico do Incaper João Medeiros Neto, “o Incaper tem um papel muito importante no que se refere à transferência de tecnologias. Nesse sentido, é bom lembrar que nesses oito anos de acompanhamento antes do concurso, nós já elaboramos diversos projetos técnicos e continuamos a prestar informações importantes durante as visitas ”.

Alciro Lamão completou que, há aproximadamente dez anos o município possuía cerca de 1,4 hectares e, com o incentivo do Incaper através da entrega de porta-enxertos superiores (766 e 572) que são feitos até os dias de hoje na região e em todo o Estado, atualmente a cidade já tem 23 hectares de uva, com uma produção prevista para este ano de 120 toneladas. O porta-enxerto é diferenciado devido a sua resistência a pragas e doenças e é produzido na Fazenda Experimental do Incaper de Bananal do Norte.

Além da comercialização de uva e vinho durante o evento, também foram vendidos outros produtos da região, como batata-baroa, inhame e hortaliças. No concurso de vinhos, os grandes vencedores na categoria seco e suave foram Jandir Gratieri e Zaudino Busato. O viticultor Antônio Pianzoli venceu a categoria visita técnica, que avaliou o seu cultivo em diversos aspectos da produção ao manuseio. Severino Buzato, mais uma vez, levou o troféu de primeira colocação na categoria exposição de uvas.

No sábado, o grande destaque foi o desfile que elegeu a rainha e princesas da festa. Onze candidatas disputaram o posto de mais bela da região. A jovem Jennifer Busato, 14 anos, foi eleita rainha. Mayara Zecchine Gratieri e Marcela Rosa Simoni, foram escolhidas como princesas. Cinco jurados avaliaram postura, elegância, beleza e simpatia das candidatas. Benção da uva, desfile de microtratores e shows também animaram o fim de semana na comunidade.

Confira os ganhadores dos concursos:

Vinho Suave:
1º lugar &ndash, Jandir Gratieri
2º lugar &ndash, Severino Busato e Darcy Busato
3º lugar &ndash, Zaudino Busato


Vinho Seco:
1º lugar &ndash, Zaudino Busato
2º lugar &ndash, Jandir Gratieri
3º lugar &ndash, Elson Antônio De Nadai


Visita Técnica:
1º lugar &ndash, Antônio Pianzoli
2º lugar &ndash, Izair Simoni
3º lugar &ndash, Jandir Gratieri


Exposição de Uvas:
1º lugar &ndash, Severino Busato
2º lugar &ndash, Josemar Busato
3º lugar &ndash, Izair Simoni

Fonte: Incaper

pube