pube
Geral

Incaper abre as comemorações pelos seus 60 anos de atividades

por Redação Conexão Safra

em 16/11/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube
Nesta segunda-feira (16), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) completa mais um ano e inicia, também, as comemorações pelos seus 60 anos de atividades no Espírito Santo.

Serão realizadas diversas atividades que pretendem valorizar a memória do Incaper e celebrar suas conquistas, experiências e as transformações pelas quais passou o Instituto. “Essas ações também buscam refletir sobre os desafios desta instituição no século XXI, considerando os rumos da agricultura contemporânea, com foco na sustentabilidade ”, disse Wanderley Stuhr, diretor-presidente do Incaper.

No evento programado para celebrar a data, será lançado o Balanço Social do Incaper 2014, com os resultados econômicos e sociais e os ganhos ambientais que a atuação do Instituto promove na sociedade capixaba. Além disso, haverá o lançamento de uma marca alusiva aos 60 anos do Incaper.

Um pouco da história

No dia 16 de novembro de 1956 um jipe começava a percorrer as estradas rurais do Espírito Santo. Sob o olhar curioso dos agricultores, os extensionistas da Associação de Crédito e Assistência Rural do Espírito Santo (Acares) iniciavam sua atuação, com o objetivo de melhorar a renda e o bem estar das famílias que viviam no campo. Neste caminho percorrido, foram muitos os desafios enfrentados e as lições aprendidas. Em 1973, foi criada a Empresa Capixaba de Pesquisa Agropecuária (Emcapa). Em 1974, foi fundada a Empresa Espírito-Santense de Pecuária (Emespe) e em 1975 a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que incorporou a Acares. Em 1999, pesquisa, assistência técnica e extensão rural foram integradas com a criação da Empresa Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Emcaper), junção da Emcapa com a Emater. Em 2000, a Emcaper tornou-se autarquia, dando origem ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

pube