Geral

Idaf e Rede Capixaba de Metrologia assinam termo de cooperação

por Redação Conexão Safra

em 08/10/2015 às 0h00

4 min de leitura

Idaf e Rede Capixaba de Metrologia assinam termo de cooperação

pube
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e a Rede Capixaba de Metrologia (RCM) assinaram, na manhã desta terça-feira (05), um termo de cooperação técnica para o trabalho de reconhecimento de competência técnica dos laboratórios candidatos ao credenciamento junto à Rede Estadual de Laboratórios Agropecuários (Relagro/ES).

O evento contou com a participação do vice-governador do Estado, César Colnago, do secretário estadual de Agricultura, Octaciano Neto, do secretário de Ciência e Tecnologia, Guerino Balestrassi, do vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Benízio Lázaro, entre outras autoridades.

Para o secretário Octaciano Neto, é fundamental que haja laboratórios complementares e que possam ser apropriados pela sociedade. “Há muito trabalho sendo feito, mas é essencial que os órgãos se unam e que tenha visibilidade dos serviços disponíveis para a população. Estamos caminhando para um momento de trabalho com certificação. Precisamos mostrar que conseguimos produzir muito, com qualidade e com as melhores técnicas de consciência social, econômica e ambiental ”, disse o secretário.

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, a qualidade laboratorial é um segmento essencial para o desenvolvimento do Espírito Santo. “Nesse sentido, o Instituto tem trabalhado para oportunizar a disponibilização de uma estrutura adequada para atender os produtores rurais capixabas para monitoramento da qualidade de seus produtos em suas respectivas áreas de atuação. O Idaf já deu início ao processo para implantação e obtenção da qualidade dos seus laboratórios, objetivando a obtenção da acreditação junto ao Inmetro na ISO 17.025 ”, disse.

De acordo com o gerente da Qualidade do Departamento de Diagnóstico Laboratorial do Idaf, Marcus Vinicius Rodrigues, o objetivo é fomentar o desenvolvimento dos laboratórios públicos e privados no Estado. “Em maio deste ano, foi publicada a Portaria 011-R, que instituiu Relagro/ES, cujo objetivo é credenciar laboratórios agropecuários do Espírito Santo para realizar análises oficiais no âmbito estadual. Este é um passo importante para que a cadeia produtiva tenha à sua disposição laboratórios reconhecidos e com qualificação, sem que seja necessário recorrer a outros Estados ”, explicou Marcus Vinícius.

Workshop

Na ocasião, também foi realizado workshop, em parceria com a Findes, abordando o tema “Qualificação de Laboratórios ”. O evento foi voltado para técnicos e gestores de laboratórios privados e públicos, além de estudantes e profissionais do setor.


O representante da RCM, Romildo Pedro Módolo, explicou um pouco sobre a Rede que, dentre outras coisas, tem como objetivo oferecer suporte aos laboratórios associados para acreditação junto ao Inmetro. Samuel Vieira, da Metrologia RCM, destacou a importância da qualificação dos laboratórios.

Os participantes também puderam conhecer a experiência do Laboratório de Análise de Bebidas de Origem Vegetal do Espírito Santo (Labeves/Ufes) no processo de implantação e acreditação da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025:2005. O trabalho foi exposto pelo diretor superintendente do Instituto de Tecnologia da Ufes (Itufes), Ângelo Gil Pezzino Rangel.

A apresentação da Rede Estadual de Laboratórios Agropecuários do Espírito Santo ficou por conta do gerente da Qualidade do Departamento de Diagnóstico Laboratorial do Idaf, Marcus Vinicius Rodrigues.

RCM

A Rede Capixaba de Metrologia (RCM) é uma sociedade de cunho técnico-científica, não governamental e sem fins econômicos, que visa estimular e promover uma rede de laboratórios de calibração e ensaios nas diversas áreas da metrologia, além de apoiar o desenvolvimento de infraestrutura laboratorial e de qualificação de recursos humanos em metrologia e ensaios.


Fonte: Assessoria Comunicação IDAF)

pube