Mais lidas 🔥

Onda de frio
Uma das mais fortes massas de ar frio do ano pode alcançar o Espírito Santo nos próximos dias

Cacau Fest
Tombo do chocolate promete atrair público no maior evento do cacau no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 20 de agosto

Cafés especiais
Um só Caparaó: produtores de ES e MG se unem na Semana Internacional do Café 2026

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 17 de agosto

Mantendo o trabalho de monitoramento nas divisas do Espírito Santo com outros Estados, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) impediu a entrada de 496 caixas de banana, totalizando 8.800 quilos da fruta. A carga, proveniente de Eunápolis (BA), estava sem a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV), e foi interceptada, no início desta semana, na barreira sanitária do Instituto, em Pedro Canário.
A PTV é obrigatória no trânsito interestadual, sendo fundamentada por um Certificado Fitossanitário de Origem (CFO). “Sem o documento, não é possível garantir a sanidade do produto. A partir do CFO, que é emitido por um engenheiro agrônomo habilitado, podemos saber se a carga está adequada, evitando a disseminação de pragas que possam afetar as lavouras capixabas ”, explicou o engenheiro agrônomo do Idaf Ivan Junior de Souza Vieira.
Equinos também em situação irregular
No mesmo dia, também foram encaminhados de volta ao local de origem 16 equinos, que estavam sendo transportados com documentação irregular. Dois veículos eram provenientes de Teixeira de Freitas (BA) e um terceiro oriundo de Minas Gerais.
Segundo a médica veterinária do Idaf Bruna Cruz, alguns animais estavam sem a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para o transporte, e outros não apresentavam os exames obrigatórios como o de mormo, de anemia infecciosa equina (AIE), o atestado de influenza, entre outros.
Os responsáveis foram autuados e os veículos não puderam ingressar com os animais no Estado.
Fonte: Incaper





