Mais lidas 🔥

Inovação no campo
Nova variedade de banana chama atenção de produtores no ES

Rio Grande do Sul
Azeite brasileiro atinge nota máxima e é eleito o melhor do mundo em concurso na Suíça

Chuva de um lado, seca de outro
El Niño de 2026/2027 pode repetir a força e os impactos do fenômeno de 2015/2016?

Desenvolvimento rural
Mais de 161 mil mudas impulsionam produção no Norte do ES

Produção artesanal
Valença, no Rio de Janeiro, conquista 13 medalhas no Mundial do Queijo

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) reconheceu, nessa segunda-feira (15), a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Ibatiba para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES).
A entrega foi feita pela diretora administrativa e financeira do Idaf, Ana Célia Pereira Lopes. “Essa é uma oportunidade de contribuir para o fortalecimento dos serviços de inspeção dos municípios, promovendo o avanço no desenvolvimento da agroindústria de pequeno porte, agregando valor aos produtos e ampliando a renda das famílias”, pontuou.
O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, afirmou que esse é um avanço estratégico para o crescimento do agronegócio local. “Esta adesão representa geração de renda, de empregos, de ampliação da comercialização das agroindústrias do município, além de ampliarmos a oferta de produtos sanitariamente seguros aos consumidores. Uma grande vitória para os nossos produtores e também para a divulgar os potenciais do nosso município”, ressaltou.
A gerente de Agroindústria de Pequeno Porte do Idaf, Erica Andrade, informou que, neste momento, foi incluído o Apiário Fizim. “Ibatiba tem grande potencial e a expectativa é de que, em breve, haja a inclusão de novos estabelecimentos. O Idaf segue em parceria com o município para que esse desenvolvimento seja ampliado”, destacou a gerente.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio de Ibatiba, Eduardo Silveira, o município recebe com felicidade a notícia da integração. “Essa é uma conquista de extrema importância para as agroindústrias de Ibatiba, pois agora os produtores inspecionados poderão comercializar os seus produtos em todo o Estado do Espírito Santo”, explicou.
Ibatiba é o 12º município aderido ao Susaf/ES. Para mais informações sobre o sistema, clique aqui.




