pube
Geral

Guaçuí mais bonita com Projeto Cores da Terra

Adolescentes fazem arte a partir de uma tinta feita com baixo custo e sem impacto ambiental...

por Redação Conexão Safra

em 01/07/2016 às 0h00

3 min de leitura

Guaçuí mais bonita com Projeto Cores da Terra

Jovens do Projovem Adolescente estão pintando jardineiras com tinta feita a partir de terra, água e cola. Material desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa-MG (UFV) tem baixo custo e não causa impacto ambiental.


O centro de Guaçuí está mais bonito. Uma parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do programa Projovem Adolescente, viabilizou a pintura das jardineiras nos canteiros da avenida Marechal Floriano. O serviço foi iniciado na quarta-feira (29) e será concluído na próxima semana.


No canteiro central da avenida foram instaladas 53 jardineiras, que receberam o plantio de arbustos e flores. Além disso, o local receberá grama. As jardineiras foram feitas a partir de manilhas e estão recebendo pintura por meio do projeto Cores da Terra, que utiliza terra, cola e água para produzir tintas de baixo custo e que não causam impacto ambiental.


pube

O projeto é uma iniciativa da Universidade Federal de Viçosa-MG (UFV). A técnica foi desenvolvida com a ideia do resgate de um conhecimento popular, utilizando principalmente o barro branco e terra com tonalidades variadas. No Espírito Santo o Incaper é parceiro da UFV para difundir o projeto.


O escritório do Incaper em Guaçuí ofertou oficinas aos jovens atendidos pelo programa Projovem Adolescente, repassando o conhecimento da técnica. Para colocar em prática o aprendizado, numa parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, foi realizada a pintura das jardineiras.


“A participação dos adolescentes do Projovem é importante, porque permite um envolvimento, no qual é construído e fortalecido um cuidado com o espaço público. É criado um sentimento de pertencimento, de que o ambiente público não é do governo, mas deles. Isso contribui para a preservação dessas áreas ”, afirmou a agente de extensão do Incaper, Ana Paula de Castro.


“Investimos na manutenção e recuperação dos jardins e canteiros públicos constantemente, a nossa equipe de jardinagem trabalha muito para deixar a cidade mais florida, mas só o nosso trabalho não é suficiente, precisamos da colaboração da população. Nesse sentido, o envolvimento dos jovens com o projeto Cores da Terra, cria um vínculo importante com os espaços públicos ”, explica o secretário do Meio Ambiente, Weriton Soroldoni.


Jardinagem


A equipe de jardinagem da Secretaria do Meio Ambiente tem trabalhado constantemente para deixar as praças e jardins mais bonitos e floridos. Na praça João Acacinho foi realizado o cercamento de todo o jardim, para proteção da área, preparação dos canteiros para posterior plantio de grama.


Na rua Emiliana Emery, o canteiro central recebeu replantio de flores e manutenção no gramado. Já as avenidas Agenor Luiz Thomé (Beira Rio) e Joaquim Machado de Faria receberam plantio de flores.


Em todos os locais foram instaladas pequenas placas informativas, chamando a atenção da população para cuidados com a conservação dos jardins.


Fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!