pube
Geral

Grande incêndio atinge o Parque do Caparaó, em Dores do Rio Preto

por Aqui Notícias

em 21/09/2021 às 20h14

2 min de leitura

Grande incêndio atinge o Parque do Caparaó, em Dores do Rio Preto

Fotos: reprodução/Corpo de Bombeiros e redes sociais

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Nacional do Caparaó, em Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto, no início da tarde desta terça-feira (21). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, ainda não é possível precisar a área da queimada. A região onde está o fogo é de difícil acesso, o que dificulta o trabalho da equipe no combate ao incêndio.

Foram realizados voos de reconhecimento juntamente com Notaer, e o planejamento para esta quarta-feira (22) é realizar o combate juntamente com brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), que é o responsável pela administração do parque, além de militares.

pube

Parque Nacional do Caparaó

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, o Parque Nacional do Caparaó é um dos ícones do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude. Além dele, estão na Unidade de Conservação (UC) cinco dos dez picos mais altos de todo o território nacional.

A Unidade abrange um território de aproximadamente 31,8 mil hectares. Cerca de 80% do parque está no estado do Espírito Santo. Os maiores picos ficam na divisa dos Estados, destacando-se o Pico da Bandeira, com 2.892 metros, o Pico 2 ou Pico do Cruzeiro, com 2.852 metros, o Pico do Calçado com 2.849 metros e o Pico do Calçado Mirim com 2.818 metros. O Pico do Cristal, com 2.770 metros fica exclusivamente em território mineiro.

O parque abriga, ainda, outros picos, menores em tamanho, mas também de altitudes consideráveis, como o Morro da Cruz do Negro (2.658 metros), o Pico da Pedra Roxa (2.649 metros), o Pico dos Cabritos ou do Tesouro (2.620 metros), o Pico do Tesourinho (2.584 metros), e a Pedra Menina (2.037 metros), todos em território capixaba.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!