Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

As tradicionais feiras capixabas, que fazem parte da rotina das cidades e são responsáveis por girar a economia local e gerar emprego e renda, no campo e na cidade, ganharam um documentário produzido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O documentário, intitulado “Feiras Capixabas: Vivências e Histórias”, está disponível no canal do Instituto no YouTube.
O documentário explora a relevância cultural e social das feiras, além de evidenciar os desafios e a resistência, destacando o papel crucial da agricultura familiar na economia do Estado. Com relatos de quem produz e consome, o vídeo traz ainda um olhar sobre as relações construídas nesses espaços, indo além de sua função-base enquanto comércio.
A ideia do documentário partiu da extensionista Hanny Slany, que, a princípio, pensou em realizar um artigo a partir da pesquisa sobre o tema. Entretanto, a abordagem do trabalho desenvolvido a fez compreender a necessidade de mostrar, em imagens, todo o contexto ao qual ela se dedicou.
“Queria dar voz a essas pessoas que trabalham todos os dias, passam por desafios e problemas e, muitas das vezes, não têm atenção devida. Divulgar ainda mais as feiras e seu valor cultural, com o objetivo de sensibilizar a sociedade, tentar estimular o aumento do público e atrair a atenção do poder público para possibilidades de investimentos e políticas públicas para essa população, essa categoria, foram as intenções com o documentário”, destacou a idealizadora e servidora do Incaper, Hanny Slany.
Documentário “Feiras Capixabas: Vivências e Histórias” – assista aqui.




