pube
Geral

Feira de Touros de Ecoporanga ocorrerá no segundo semestre

por Redação Conexão Safra

em 12/08/2015 às 0h00

3 min de leitura

pube
A Feira de Touros de Ecoporanga está sendo programada para o dia 20 de novembro deste ano. Trata-se de um importante evento para o desenvolvimento e melhoramento genético dos reprodutores bovinos de todo o Espírito Santo. Nesta segunda-feira (10), ocorreu uma reunião para alinhamento de procedimentos e definição de datas da feira.

“A reunião promoveu a aproximação do setor de pecuária do norte do município, que detém a maior bacia leiteira e maior plantel bovino do Estado. Na ocasião, destacou-se a importância de voltar a realizar a feira em 2015, que sempre foi sucesso nas edições anteriores ”, disse o zootecnista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Lázaro Samir Abrantes Raslan.

Os produtores que se interessarem poderão preencher a ficha de intenção de compra no escritório local do Incaper de Ecoporanga. Os extensionistas farão um mutirão de visitações para encontrar a demanda necessária do município, para poder oferecer animais em quantidade razoável, durante o evento.

O produtor poderá contar com animais registrados definitivamente, certificados de andrologia e de pureza de origem, da viabilidade sanitária, registros de linha de origem, lactação, dentre muitas outras vantagens técnicas, todas elas garantidas pela ABCZ e demais órgãos de controle.

“Foi decidido que até a data da feira ocorrerão encontros e debates com os órgãos técnicos, a sociedade e produtores como, por exemplo, os seminários que ocorrerão em 15 de outubro nos municípios de Ecoporanga, Vila Pavão e Mucurici, concomitantemente ”, informou Lázaro.
Ainda foram alinhadas as condições com agentes financeiros, que explicarão as condições de pré-cadastro de financiamento para os produtores que porventura optem pelo empréstimo para que haja uma pré-aprovação, e o produtor no dia da feira fique por conta apenas de analisar os animais, pois já terá adiantado os procedimentos burocráticos.

“O Incaper, juntamente com os órgãos parceiros, acredita na Feira de Touros como possibilidade de melhoramento do plantel e das condições zootécnicas, que muito contribuirão para o desenvolvimento da pecuária na região ”, disse Lázaro.

Participaram da reunião, além de técnicos do Incaper, representante da ABCZ de Uberaba no Estado, dos Agentes Financeiros Banco do Brasil e Banestes, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), da Secretaria Municipal de Agricultura de Ecoporanga, do Sindicato Rural e do Executivo Municipal.

Fonte: Incaper


pube