pube
Geral

Feira Agroecológica e Cultural é opção de lazer no próximo sábado (07), em Guaçuí

por Redação Conexão Safra

em 05/11/2015 às 0h00

3 min de leitura

pube
A praça da igreja matriz de São Miguel Arcanjo é o ponto de encontro para os interessados em produtos orgânicos e agroecológicos.

As manhãs de sábado em Guaçuí agora terão uma opção a mais. A partir do dia 07, sempre às 07h, na praça da igreja matriz de São Miguel Arcanjo, no Centro, será realizada a Feira Agroecológica e Cultural. As famílias guaçuienses poderão adquirir produtos orgânicos, peças de artesanato, além de conferir e participar de atividades culturais e esportivas.

A iniciativa é da Prefeitura de Guaçuí, por meio das Secretarias da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar e da Cultura, Turismo e Esporte. A ação conta, ainda, com a parceria do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Tornar a feira um espaço comunitário de entretenimento, aprendizado e valorização da cultura local e regional é o principal objetivo dos organizadores. Além disso, a ideia é criar um espaço para disponibilizar à comunidade alimentos orgânicos e agroecológicos de qualidade, além de dar destaque ao talento dos artesãos do município. Estarão à venda verduras, legumes, frutas, bolos, pães, biscoitos, além de produtos artesanais como sabonetes, sabão, peças de decoração e utensílios.

“Para os agricultores é mais uma opção de geração de renda e oportunidade de ter acompanhamento técnico para aprender mais sobre a produção agroecológica. Além disso, é ofertado ao consumidor um produto diferenciado e de qualidade ”, afirma a superintendente de Desenvolvimento Rural, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar, Alessandra Vasconcelos.

Estarão presentes na feira grupos de agricultores familiares beneficiários do projeto “Programa Agroecológico Integrado e Sustentável ” (PAIS) de Guaçuí, grupos de artesãos da Associação Guaçuiense de Produtores de Artesanato (Aguapa), e grupos de artesãos do Centro de Inclusão Sócio Produtiva do município.

No caso dos produtores rurais, o critério para participação na feira é que a produção atenda aos princípios Agroecológicos, ou estejam em conversão para o sistema orgânico de produção, conforme a Lei 10.831 de 2003, que estabelece as normas da Agricultura Orgânica.

Cultura

A Feira Agroecológica e Cultural é mais uma oportunidade, também, de lazer e cultura para a população. Por meio da Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte, durante o evento, haverá diversas atividades como Biblioteca Móvel, Oficina de Artesanato, Exposição de Fotografias, Rua de Lazer e Atividades Esportivas.

Confira a programação

– 07h às 12h Comercialização dos Produtos Agroecológicos e Artesanato Local
– 08h Abertura
– 08h30 Aula de Dança com a 3ª Idade “Alegria de Viver ”
– 09h Aula de ginástica rítmica
– 10h Apresentação musical


pube