pube
Geral

Escola Família Agrícola apoia projeto que amplia reservas hídricas no campo

Estudantes foram preparados para aplicar questionário entre os produtores rurais atendidos pela iniciativa

por Redação Conexão Safra

em 02/10/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube
Alunos da Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim participaram de capacitação nesta quinta-feira (1º) para atuarem no projeto de Preservação Permanente de Nascentes e Armazenamento de Água, realizado pela prefeitura e parceiros.


Promovido na unidade de ensino, em Pacotuba, o treinamento preparou os estudantes para aplicarem um questionário entre os produtores rurais que serão atendidos pela iniciativa. O objetivo é traçar um diagnóstico das propriedades que vão receber, entre outros serviços, a construção de caixas secas e pequenas barragens, como forma de ampliar reservas hídricas e diminuir o impacto da estiagem sobre a economia rural.


A aplicação dos questionários começa na próxima semana, pela localidade de Banca de Areia, em Pacotuba, onde há o maior número de produtores interessados em participar do projeto &ndash, mais de 30.


“É, também, o local que mais fez solicitações de apoio à Defesa Civil no período de vigor do decreto emergencial da seca, entre janeiro e julho deste ano. Além disso, é uma área com baixo índice pluviométrico ”, conta o subsecretário municipal de Agricultura Familiar, Edson Canchilheri.


Ao mesmo tempo em que os questionários estiverem sendo aplicados, o Fórum das Águas dá prosseguimento ao trabalho de coleta de dados sobre a localização exata das propriedades e dos locais que receberão as caixas secas. Para a escavação, os agricultores contarão com o trabalho de máquinas pesadas da prefeitura, por meio da lei da hora-máquina.


Mais de 180 propriedades já estão inscritas no projeto, que tem apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), além do Fórum das Águas, que reúne membros do Instituto Nacional Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Secretaria
Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Escola Família Agrícola, Sindicato Rural, Movimento dos Pequenos Agricultores, Assentados da Reforma Agrária e Associações de Agricultores ,.




Assessoria de Comunicação PMCI

pube