pube
Geral

Encontro da Agricultura Familiar da Região Serrana vai reunir diversos agricultores (as) neste fim de semana em Afonso Cláudio

Para encerrar o ciclo das Feiras Regionais...

por Redação Conexão Safra

em 27/08/2015 às 0h00

3 min de leitura

pube
Para encerrar o ciclo das Feiras Regionais da Agricultura Familiar, será realizado no próximo sábado (29) e domingo (30), o 2º Encontro da Agricultura Familiar da Região Serrana, em Afonso Cláudio. Uma grande estrutura será montada no bairro da Grama para receber a população local e visitantes. A entrada é gratuita.



A programação vai contar com caminhada, celebração ecumênica, várias atrações culturais, shows e sorteios. Quem passar por lá vai conferir uma infinidade de produtos diretos do campo, comidas típicas, flores e artesanatos. Terão estandes e vários expositores da agricultura familiar.



O Encontro Regional da Agricultura Familiar da Região Noroeste Capixaba está sendo
realizado pelos Sindicatos de Trabalhadores Rurais da Região Serrana do Estado: Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Iúna/Irupi, Muniz Freire, Ibatiba, Ibitirama, Afonso Cláudio, Laranja da Terra e Brejetuba, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo
(FETAES) e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG).



Além dos expositores, o Encontro vai reunir agricultores familiares, a diretoria da FETAES, representantes dos STRs da Região Serrana, autoridades políticas, parceiros e visitantes.



De acordo com o presidente da FETAES, Julio Mendel, o objetivo da FETAES e dos STTRs é ampliar o grande Encontro Campo e Cidade, que acontece todos os anos com a FEAFES, realizando as regionais de uma forma que amplie a FEAFES aos municípios. “Um dos principais intuitos é valorizar e divulgar a importância vital do campo para a segurança e soberania alimentar das cidades ”, destaca o presidente.



Também são objetivos destas Feiras Regionais: estimular a comercialização solidária, direto do produtor para o consumidor, incentivar a agricultura orgânica e agroecológica e resgatar as tradições culturais. A ideia é realizar as Feiras em todas as regiões do Estado.



A FETAES ao longo dos anos vem resgatando a autoestima dos agricultores transformando-os em protagonistas de uma sociedade justa e consciente do seu papel econômico em nosso Estado.



Programação



A programação do primeiro dia (29) conta com caminhada às 9 horas com previsão de chegada no local do evento às 10h30, seguido de celebração ecumênica.



A tarde, às 13 horas, haverá a solenidade de comemoração dos 30 anos dos STTR de Afonso Claudio, seguido de sorteio de prêmios às 15h30. O encerramento ficará por conta do show com o grupo Alma Forrozeira.



A programação continua no domingo sábado (30), às 9 horas, com Torneio de Futebol masculino e feminino.

pube