pube
Geral

Duzentos kits de saúde bucal para canavieiros

Ação é parte do programa de assistência social criado há 37 anos em Paineiras

por Redação Conexão Safra

em 27/10/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube
Duzentos cortadores de cana que trabalharam temporariamente para a Usina Paineiras na safra deste ano voltaram para os estados do Nordeste com kits de saúde bucal entregues pela empresa, em Itapemirim (ES), no último dia 9.

A distribuição dos kits (com escova, creme e fio dental) faz parte do programa anual de orientação para a saúde bucal realizado pela indústria, que também oferece atendimento gratuito com dentista, nos dias de semana, para todos os empregados.

“Esta safra foi bem mais curta que as normais, mas não deixamos de entregar. É um incentivo para que se cuidem, mesmo longe de casa ”, explica a assistente social Rosana Dutra de Almeida Morais, do Plano de Assistência Social (PAS) da Usina Paineiras, que é mantido pela empresa desde 16/06/1978.

Gestantes e outros públicos
Outra ação social repetida neste ano foi a “Obra de Berço ”, que entrega kits de enxoval, banheira e produtos de higiene para funcionárias grávidas ou mães de recém-nascidos, além de funcionários com esposas gestantes.

“Junto da entrega, o médico que atua de segunda a quinta-feira na empresa realiza uma palestra especial sobre os cuidados básicos, mas necessários, para os bebês e seus pais, nas primeiras semanas de vida ”, acrescenta a assistente social.

Por meio do PAS, ao longo do ano, todos os funcionários da Usina Paineiras dispõem ainda de ambulância 24 horas na empresa (ela também atende a comunidade vizinha) e enfermeira, todos os dias da semana, num trabalho em equipe que facilita desde a marcação de exames e consultas no SUS e na Unimed, até o agendamento de acesso a outros serviços públicos sociais, como a Previdência Social (INSS).


pube