Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Tempo severo
Espírito Santo tem 45 cidades em alerta máximo para chuvas fortes; veja a lista

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

La Niña está acabando? O que mostram os sinais ocultos no Pacífico para 2026

Capacitação no agro
Como o cacau pode render muito além do chocolate

O deputado federal Evair de Melo (PV/ES) acionou o Conselho Monetário Nacional (CNC) para autorizar as instituições financeiras, que operam crédito agropecuário com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), a também renegociar e prorrogar as parcelas vencidas ou que vencem agora em 2016.
Recentemente instituições financeiras atenderam às solicitações e tomaram medidas emergenciais para a prorrogação das parcelas e dívidas de crédito agropecuário, operado com recursos próprios. Entretanto, as operações dentro do Funcafé só podem entrar nesse “pacote ”, caso haja autorização do CNC.
“Banco do Brasil, Banestes, Bandes e Sicoob/ES estão atentos, compreenderam a gravidade da situação e as enormes dificuldades financeiras enfrentadas pelos produtores rurais capixabas, em razão das fortes estiagens dos últimos anos. Agora falta essa flexibilidade com os recursos do Funcafé, que possui volume significativo nas operações de crédito ”, destacou o deputado Federal Evair de Melo.
O Funcafé, criado pelo Decreto-Lei nº 2.295/86 e estruturado pelo Decreto nº 94.874/87, se destina ao desenvolvimento de pesquisas, ao incentivo à produtividade e à competitividade dos setores produtivos, à qualificação da mão de obra e à publicidade e promoção dos cafés brasileiros, nos mercados interno e externo, priorizando as linhas de financiamento para custeio, colheita, estocagem e aquisição de café, entre outros instrumentos de política agrícola.
Na condição de maior produtor de café Conilon do Brasil e segundo dos cafés com um todo, o estado do Espírito Santo é um grande tomador de crédito rural com recursos do Funcafé, com mais de 65 mil propriedades rurais cafeicultoras localizadas em praticamente todos os municípios do interior capixaba. Cerca de 40% de toda a renda rural capixaba é oriunda da cafeicultura.
“Contudo, todo esse patrimônio está ameaçado pela mais grave estiagem da história do Espírito Santo. As perdas agrícolas são significativas em todas as principais atividades agrícolas do Espírito Santo, e estão estimadas em cerca de R$ 2 bilhões nestes dois últimos anos-safra, somente na cafeicultura. E ainda, os efeitos da seca nas lavouras redundarão também em decréscimo na safra de 2017 ”, frisou Evair.
Fonte: Assessoria do deputado Evair de Melo





