pube
Geral

Cenário da pimenta-do-reino no Estado será o tema da próxima oficina de trabalho do PEDEAG 3

Dando continuidade as ações do PEDEAG 3...

por Redação Conexão Safra

em 26/08/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube
Dando continuidade as ações do PEDEAG 3, a próxima oficina de trabalho será realizada nessa quinta-feira (27), às 9h, no município de São Mateus. Será a vez de abordar o cenário atual e futuro da cadeia produtiva da pimenta-do-reino – um dos condimentos mais valorizados do mundo, com grande valor econômico e alta expressão no mercado de exportação.

O especialista participante será o engenheiro agrônomo do Incaper Wellington Secundino. Ele irá apresentar sobre a produção de pimenta-do-reino no Estado, a sua realidade e as perspectivas da cultura para o futuro. Produtores rurais e representantes do setor poderão dialogar e discutir os seus principais desafios e oportunidades.

Espírito Santo é o segundo maior produtor de pimenta-do-reino do Brasil, respondendo por 15,38% da produção. Em primeiro lugar está o Estado do Pará, que concentra 74,40% da produção nacional. A produção capixaba é de mais de 7 mil toneladas por ano, em uma área total de 3.957 hectares, sendo 90% das áreas de plantios estão localizados em propriedades de base familiar.

A expansão da pimenta-do-reino tem viabilizado a inserção de outras condimentares na região produtora, como a aroeira e o urucum, por exemplo, que têm importância por aumentar a gama de produtos para atração de agroindústrias para o mercado de temperos.

Dentre os desafios com o foco no desenvolvimento desta cultura, pode-se destacar o investimento em tecnologias que reduzem o custo de implantação, autosustentabilidade, mão de obra na fase da colheita e das implantações que geram empregos, entre outros.

O PEDEAG

O PEDEAG 3 será formulado a partir da análise de cenários e da elaboração de diagnósticos, identificando oportunidades e desafios, estabelecendo objetivos e metas e definindo programas e iniciativas. Serão realizadas 52 oficinas de trabalho que irão contar com a participação de produtores rurais e representantes das principais cadeias produtivas do sistema agrícola capixaba.

Tudo isso alinhado com a análise de temas transversais, tais como capital humano, sustentabilidade, tecnologia e capacidade de inovação, organização da produção, logística e comercialização, dentre outras.

Serviço

Oficina de trabalho PEDEAG 3

Assunto: Cadeia produtiva da pimenta-do-reino

Horário: 09:00h

Local: Auditório da Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Rio Cricaré (COOPBAC). Rua Pernambuco, 370, Boa Vista &ndash, São Mateus

pube