pube
Geral

Carne de frango: entre os 10 principais importadores, só 4 reduziram as compras

por Redação Conexão Safra

em 17/09/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube
Completados dois terços de 2015, apenas quatro dos 10 maiores importadores da carne de frango brasileira reduziram suas compras em relação ao mesmo período de 2014: Japão, Hong Kong, Holanda e Venezuela. Mas, tudo indica, somente a redução de um deles merece maior atenção dos exportadores brasileiros.

Entre os quatro, o maior índice de redução foi registrado na Venezuela. Mas a queda observada é plenamente justificável pelas dificuldades econômicas enfrentadas pelo país vizinho.

Justificável, também &ndash, e por motivo muito similar, mas em dimensões bem diferentes das venezuelanas (fraco desempenho da economia) – é a queda por parte da Holanda. Sob esse aspecto, aliás, a Holanda não é caso isolado, pois decresceram também as importações, entre outros, da Alemanha, Reino Unido, Espanha e Suíça. Efeito, sem dúvida, da retração econômica experimentada pelo bloco europeu.

Por outra razão, mas igualmente justificável, é a redução das importações por parte de Hong Kong. Pois, neste caso, parte de suas compras anteriores estão seguindo diretamente para a China. Tanto que o volume total exportado para China e Hong Kong neste ano permanece, senão exatamente, o mesmo registrado entre janeiro e agosto de 2014: pouco mais de 359 mil toneladas, com um acréscimo de apenas 0,07% (253 toneladas a mais).

Já a queda de embarque para o Japão, embora mínima, merece atenção. Porque o Japão vem ampliando suas compras externas de carne de frango &ndash, mas não do Brasil. E porque o Japão se encontra, há tempos, entre os principais e mais fieis importadores do frango brasileiro.

Fonte: Agrolink

pube