Mais lidas 🔥

Inverno 2026
Como será o inverno 2026 no Brasil? Neutralidade no Pacífico muda cenário

Produção sustentável
Camarão-gigante-da-Malásia cresce longe do mar e amplia fronteiras da aquicultura no ES

Fala, cooperado!
Da cidade ao campo: produtor transforma luto em eficiência na pecuária leiteira capixaba

Exportações e mercado interno
Cacau: governo do ES acompanha impactos e produtores se mobilizam contra importação

Alfredo Rural
Alfredo Chaves: série mostra famílias que movimentam o agro do município

“
Os interessados em conhecer de perto todo o processo do beneficiamento do grão, a gastronomia e as atrações da região já podem fazer inscrições
Após a Caminhada da Florada do Café, em outubro do ano passado, chegou a hora dos caminhantes conhecerem as belezas e a cultura da colheita em Irupi e Iúna. Neste sábado, dia 02 de julho, acontece a 1ª Caminhada da Colheita, que reunirá participantes de todas as idades para acompanharem de perto todo o processo do beneficiamento do grão e conhecerem a gastronomia e as atrações da região. Os interessados poderão realizar as inscrições (R$ 30) até o dia 1º de julho, em um dos empreendimentos do Circuito Serras, Águas e Cafezais.
A Caminhada da Colheita do Café terá início às 7h, quando ônibus sairão da Casa de Cultura de Iúna e da Praça de Irupi para levar os caminhantes até o ponto de partida, na comunidade de Taquara Preta (entrada pela ES 185 – Coocafé). Por volta das 8h30, todos serão recepcionados na propriedade Recanto do Queijo com um café da manhã típico da roça: broa de melado, biscoito de polvilho, frutas, queijo e o tradicional café preto.
De lá, os participantes caminharão por cerca de 6 km até a comunidade do Burro Frouxo, acompanhados por carros de boi, mula com cargueiro e carro de apoio.
Durante o percurso, especialistas do Incaper farão demonstrações técnicas da colheita do café e do processo de beneficiamento do grão, e os caminhantes poderão experimentar a maneira correta de mexer o café no terreiro, e saber sobre como funciona o despolpador e o secador do grão.
O ponto final da Caminhada será a propriedade Recanto Rancho do Dodi onde será oferecido um almoço especial, com diversas atrações culturais (sanfona e viola e forró com o grupo Arrasta Prima), e uma mesa de provas de cafés de qualidade.
O Circuito Serras, Águas e Cafezais, com apoio das Prefeituras de Irupi e Iúna e do Incaper, organiza mais este evento para promover o desenvolvimento do turismo rural e aproximar os participantes da cultura do café e das tradições e das técnicas utilizadas na produção deste importante produto do Caparaó Capixaba.
1ª Caminhada da Colheita do Café
Data: sábado (dia 02 de julho), a partir das 7h
Local de partida: Casa de Cultura de Iúna e Praça de Irupi &ndash, de onde os ônibus levarão os caminhantes até o ponto de partida, na comunidade Taquara Preta (entrada do armazém da Coocafé pela Rodovia Mickeil Chequer &ndash, ES 185)
Inscrições: R$ 30 (inclui café da manhã, almoço, caneca do Circuito turístico e atrações culturais)
Informações e informações: 28 99995-9686 ou www.facebook/circuitoserrasaguasecafezais





