Café Conilon: Agricultores visitam a Fazenda do Incaper em Marilândia
O grupo de São Gabriel da Palha e Vila Valério visitou a Fazenda do Incaper em Marilândia.
por Redação Conexão Safra
em 04/07/2016 às 0h00
2 min de leitura

Siga nosso Instagram: @conexaosafra
“
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) desenvolveu diversas tecnologias em prol do desenvolvimento da cafeicultura capixaba. E, em tempos de seca, estas soluções tecnológicas têm chamado a atenção de diversos segmentos. Na última quarta-feira (29), um grupo formado por 52 pessoas saiu de São Gabriel da Palha e Vila Valério para conhecer a Fazenda Experimental do Incaper em Marilândia.
Agricultores, estudantes, representantes de associações e sindicatos visitaram a Fazenda e conheceram as diversas tecnologias desenvolvidas especialmente para o café Conilon. Entre os participantes desta excursão estiveram alunos da Escola Família Agrícola do Córrego Bley (MEPES).
“Temos interesse em conhecer, principalmente, o Robusta Tropical. Já trabalhamos com ele há mais ou menos seis anos e, diante da seca, ele é uma alternativa importantíssima porque exige menos custo e garante maior rentabilidade ”, disse Dauri José Tamanhão, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gabriel da Palha.
A variedade à qual Tamanhão se refere é o ‘Emcaper 8151 &ndash, Robusta Tropical’, propagada por semente e recomendada preferencialmente para produtores de base familiar com menos possibilidades de ações de tecnologias, em função da rusticidade, da estabilidade de produção e do baixo custo. Além desta variedade, os visitantes conheceram outras tecnologias desenvolvidas pelo Incaper.
Mais Conexão Safra
A programação contou com duas etapas: uma teórica, em que os presentes puderam vivenciar e debater a realidade do café conilon no mundo, no Brasil e no Espírito Santo, e outra prática, em que foi possível conhecer e também debater os principais resultados do programa de melhoramento genético do café conilon do Incaper, a produção de mudas de café conilon, a poda programada, o beneficiamento do café conilon entre outros. Estas duas etapas foram coordenadas pelo pesquisador do Incaper Paulo Sérgio Volpi e acompanhadas pelo extensionita do Incaper em São Gabriel da Palha, Carlos Lobo.
Fonte: Incaper
“
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!