pube
Geral

Cachoeiro lança programa de apoio a organizações rurais

por Redação Conexão Safra

em 30/10/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube

Lei que institui a iniciativa foi sancionada pelo prefeito nesta quinta (29)
A prefeitura de Cachoeiro lançou nesta quinta-feira (29) o Programa Municipal de Apoio às Organizações da Agricultura Familiar. Com a iniciativa, associações e cooperativas do campo podem contar com recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural Sustentável do município para adquirir equipamentos e materiais necessários para a produção, beneficiamento, armazenamento, transporte e comercialização de produtos.

A lei (7272/2015) que institui o programa foi sancionada pelo prefeito Carlos Casteglione em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Os empreendimentos coletivos rurais precisam aprovar projetos em chamadas públicas para obter verba do fundo.

“Já vínhamos trabalhando com o sistema de chamadas para liberar esse apoio financeiro. Agora, com a lei, vamos dar mais agilidade aos procedimentos, beneficiando as organizações rurais. É mais um incentivo importante que estamos garantindo à agricultura familiar de Cachoeiro, que tem avançado muito nos últimos anos ”, avalia o prefeito Carlos Casteglione.

Com o programa, as próprias associações e cooperativas selecionadas &ndash, e não mais a prefeitura &ndash, farão o processo de compra, mediante a assinatura de convênio com o município e posterior prestação de contas.
Programa vai liberar R$ 300 mil para projetos

As organizações vinculadas ao meio rural já podem começar a preparar projetos para captar os recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural. Uma nova chamada pública está sendo preparada, e a expectativa é investir R$ 300 mil em iniciativas que contribuam para o desenvolvimento no campo.

pube