pube
Geral

Cachoeiro de Itapemirim formaliza adesão ao programa ES Inteligente

Ao todo, quase 1,5 milhão de capixabas serão beneficiados pelo programa de PPPs do Bandes

por Assessoria de Comunicação Social do Bandes

em 10/05/2023 às 13h25

4 min de leitura

Cachoeiro de Itapemirim formaliza adesão ao programa ES Inteligente

*Fotos: Divulgação Bandes

O município de Cachoeiro de Itapemirim aderiu, nessa segunda-feira (08), ao Programa ES Inteligente, do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), em uma cerimônia de assinatura que contou com a presença do governador em exercício e secretário de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ricardo Ferraço. Agora, com a adesão de 23 municípios, o Programa ES Inteligente tem potencial para impactar cerca de 1,5 milhão de capixabas com os seus benefícios em infraestrutura, iluminação, internet e energias renováveis.

A cerimônia de assinatura de Adesão do município de Cachoeiro de Itapemirim ao programa ES Inteligente aconteceu em solenidade que reuniu representantes do Governo do Estado, Prefeitura, empresários e lideranças locais.

Em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e para preparar e transformar os municípios capixabas em ambientes inovadores e modernos, o programa de Parcerias Público-Privadas (PPP) do Bandes atua com uma base de projetos que permite um desenvolvimento regional alinhado às perspectivas de inovação, tecnologia e sustentabilidade socioambiental, como a instalação de internet gratuita, energia renovável e a eficiência energética.

pube

“Um dos caminhos para o desenvolvimento é a inovação. O município de Cachoeiro de Itapemirim dá mais um passo importante em direção à modernização, sustentabilidade e inovação, ao aderir ao Programa ES Inteligente. Com a parceria do Bandes, a cidade investirá na mudança da matriz energética e utilizará a energia fotovoltaica, o que resultará em economia e uso de energia limpa. Quem ganha é o cidadão, o contribuinte que trabalha e quer ter acesso a serviços públicos eficientes”, disse o governador em exercício e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.

Representando o Bandes na cerimônia de assinatura, o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, frisou que a atuação com o Programa ES Inteligente está alinhada às perspectivas e às metas previstas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, da Organização das Nações Unidas (ONU), Ele destacou que o programa de parcerias do banco fornece um grande passo para a inovação municipal de parcerias público-privadas dos municípios capixabas.

“Com a adesão ao Programa ES Inteligente, o município de Cachoeiro de Itapemirim dá um grande salto para o futuro e contará com um desenvolvimento regional alinhado às perspectivas de inovação, tecnologia e sustentabilidade socioambiental, como instalação de internet gratuita, energia renovável e eficiência energética. Essa parceria entre o Bandes, IPGC e gestores públicos promove e fortalece o crescimento sustentável da economia do nosso Estado, apoiando os gestores municipais e preparando os cidadãos capixabas para um futuro inovador e moderno”, salientou Kneip.

O objetivo do ES Inteligente é transformar os pequenos municípios capixabas em verdadeiras smart cities, trazendo melhora na qualidade de vida da população e da infraestrutura local e possibilitando que os municípios sejam atraentes para a instalação de parques industriais, com a consequente geração de empregos e renda para a população.

O conceito de smart cities propõe a melhoria na qualidade de vida da população e suas futuras gerações em sociedades conectadas, com o apoio da população nos debates sobre o desenvolvimento da tecnologia em seus espaços. Nos dias atuais, toda a conversa a respeito de tecnologia, inovação e urbanização está diretamente ligada à responsabilidade ambiental e social.

Com uma equipe multidisciplinar do Bandes e do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades, o município interessado em desenvolver sua infraestrutura por meio das PPPs terá todo o suporte para estruturar o projeto: estudos de viabilidade, análises legislativas e de mercado do município e sua adequação, se necessário. A equipe também presta apoio na elaboração dos documentos finais, na submissão do projeto à consulta pública e no acompanhamento do processo licitatório.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!