pube
Geral

Cachaçaria e Tanoaria artesanais atraem apreciadores da bebida em São Roque

por Redação Conexão Safra

em 04/11/2015 às 0h00

3 min de leitura


Empreendimento da família Locatelli, na região cent ral do Estado, busca reconhecimento pela produção orgânica e se prepara para o agroturismo

Um lugar onde os amantes da aguardente podem apreciar a bebida e ainda levar o tonel para degustá-la em casa. A Cachaça Suprema e a Fábrica de Tonéis Locatelli, do mesmo proprietário, são a parada certa no roteiro dos apreciadores em São Roque do Canaã, na região central do Espírito Santo.

Situados no quilômetro 02 da rodovia ES-080, na localidade de São Bento, os empreendimentos congregam um dos mais bem equipados alambiques do Estado, com instalações cuidadosamente planejadas para garantir a qualidade do produto, que é comercializado para todo o Brasil.

O proprietário, Afonso Locatelli, está no ramo há 40 anos, seguindo uma tradição de família. Ele conta que iniciou a fabricação de tonéis nos anos 1990, por incentivo de um amigo que precisava reformar o seu compartimento feito com carvalho.

Locatelli estava desempregado na época e resolveu apostar nesse nicho de negócio, hoje o diferencial do sítio que se prepara para o agroturismo. “Encarei o desafio, e hoje a tonearia faz muito sucesso ”, diz.

Segundo o empreendedor, a madeira vem da Amazônia, onde é extraída legalmente, e a ferragem, de fornecedores do ramo. A tonearia produz desde a linha doméstica (tonéis de 700 ml) até a industrial, com capacidade máxima para 50 mil litros de cachaça.



Produção ecológica

pube

A marca Suprema só surgiu anos depois, em 2007. A cachaça vai para o comércio depois de um ano armazenada em tonéis. A produção é pequena, mas focada
na sustentabilidade, uma vez que não utiliza produtos químicos nas lavouras de cana de açúcar.

Na linha doméstica, são produzidas cerca de 30 tonéis por mês. Já na linha industrial, saem apenas cinco peças mensalmente. De acordo com Locatelli, o objetivo é oferecer um produto artesanal que agrade o paladar de um bom apreciador da bebida.

“Estou em busca da certificação para reconhecer a cachaça como orgânica. Produzir a bebida sem agredir o ecossistema, em uma produção pequena e ainda ganhar
dinheiro, era algo impensado até então ”, destaca o empreendedor.

Ele soma essa atitude a muito trabalho e dedicação, com o apoio da mulher e dos filhos. Unidos, eles tornaram a Cachaça Suprema e os Tonéis Locatelli apreciados nos principais salões para divulgação da
bebida dentro e fora do Estado.




Serviço
CACHAÇA SUPREMA
Contato: atendimento@cachacasuprema.com.br
Telefone: (27) 3729-1454
Site:www.cachacasuprema.com.br

TONÉIS LOCATELL I
Contato: atendimento@toneislocatelli.com.br
Telefone: (27) 3729-1454
Site: www.toneislocatelli.com.br

*Onde encontrar a cachaça fora do empreendimento:

BAR EL ITE &ndash, SA NTA TERESA
(27) 9736-8488

BAR CAVAL O DE TRÓIA &ndash, JARD IM DA PE NHA (VITÓRIA)
(27) 99905 1321
(JOÃO BA TISTA)

pube