pube
Geral

Alunos participam de seminário “Meu Mundo e Minhas Ideias”

por Redação Conexão Safra

em 29/03/2016 às 0h00

2 min de leitura

Alunos participam de seminário “Meu Mundo e Minhas Ideias”

pube

Cinco escolas de Pinheiros participaram do seminário “Meu Mundo e Minhas Ideias ”.

Cinco escolas de Pinheiros participaram do seminário “Meu Mundo e Minhas Ideias ” no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Quem organizou o evento foi o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Núcleo da Criança e do Adolescente (Nuca) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas.

Os alunos ouviram palestras da bióloga da Prefeitura local e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas, Simone Fernandes, e da engenheira agrônoma do Incaper Andressa Alves.

“É muito importante valorizar o protagonismo das crianças e adolescentes que percebem e sofrem com os problemas ambientais, e principalmente, que sentem a necessidade de realizar ações em defesa dos recursos naturais. Do seminário saíram várias ideias que vão ser levadas para as escolas, como ações que podem amenizar os impactos da crise e hídrica e aumentar a reciclagem do lixo ”, ressaltou Andressa.

Selo Unicef

O Município de Pinheiros participa do processo para disputar o “Selo UNICEF – Município Aprovado ” que é um reconhecimento internacional pelos resultados dos esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Para conseguir esse selo, o município precisa ter o Núcleo da Criança e do Adolescente (NUCA) que é um espaço destinado à reunião de lideranças adolescentes em diversas áreas, como a política, religião, esporte, meio ambiente, cultura e educação.

Cada núcleo é gerenciado pelos próprios adolescentes, que são responsáveis também pela articulação das lideranças e pelo desenvolvimento de diversas atividades vinculadas à capacitação junto aos jovens dos municípios, em torno de 20 competências que o UNICEF considera importantes para a promoção da participação e do desenvolvimento integral dos adolescentes.

Fonte: Incaper