pube
Geral

Agroshow em Mucurici e Ponto Belo reúne produtores rurais

por Redação Conexão Safra

em 08/10/2015 às 0h00

3 min de leitura

pube


Os municípios de Mucurici e Ponto Belo promoveram o I Agroshow, no Sindicato Rural de Mucurici, com a realização de torneio leiteiro, feira de animais, showroom, palestras técnicas e feira de produtos da agricultura familiar. O evento teve apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Prefeitura Municipal de Mucurici, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), além de outros parceiros.


De acordo com extensionista e chefe do escritório do Incaper em Mucurici, Felipe Lopes Neves, o Agroshow teve como objetivo aproximar os produtores rurais, mostrar a força e a importância do trabalho de todos na produção de leite, na agricultura, no artesanato e na agroindústria dos dois municípios.


O presidente do sindicato, José de Souza Pinto, ressaltou a importância do agronegócio familiar na economia da região. “Pretendemos trabalhar para que este primeiro evento possa fazer parte do calendário anual permanente de eventos dos dois municípios ”, disse. Logo em seguida os prefeitos de Mucurici e Ponto Belo enfatizaram a importância do evento para os seus municípios e demonstraram apoio nas ações realizadas pelo sindicato.


Por meio da ação conjunta dos escritórios do Incaper nos dois municípios e de todos os seus representantes locais, a agricultura familiar ganhou um estande especial na área do evento, onde foram expostos produtos da agricultura, agroindústria e do artesanato dos dois municípios. Também foram repassados para os produtores e comunidade local material de interesse técnico e de divulgação do trabalho do Instituto.


Palestras


O extensionista do escritório do Incaper em Vila Pavão, Rogério Durães deu uma palestra sobre o manejo de piquetes. Foram abordados também o manejo de solo, qualidade e exigência nutricional das forrageiras e principalmente sobre a importância do estudo da propriedade pelo produtor e o técnico, para que juntos, eles possam conhecer e realizar o diagnóstico real das condições produtivas de cada atividade.


Também foi realizada uma palestra sobre os aspectos legais da construção, reforma e limpeza de barragens com o técnico do escritório do Idaf de Montanha, Dalvan Mendes. Ele exemplificou o passo a passo para a construção e regularização de barragens nas propriedades, seguindo a legislação estadual vigente.


Por fim, mais uma palestra abordando o tema sobre criação de bezerras e novilhas leiteiras foi realizada, com o extensionista Lázaro Samir, do escritório de Ecoporanga. Na ocasião foram enfatizados a importância do manejo das vacas em pré-parto e da alimentação de bezerras. Lázaro abordou também a adoção da inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e a fertilização in vitro (FIV) e a sua influência na qualidade genética dos animais.


Campeão do torneio


O produtor Ramon Sebastião do Carmo Garcia teve a vaca campeã do torneio leiteiro com “Montanha ”, que concorreu com outros 17 animais e com média de lactação de 21,84 kg por ordenha. Durante os três dias de evento foram produzidos 1.281 kg de leite com uma produção média diária de 256 kg.


Fotos com créditos no http://www.seag.es.gov.br/default.asp


pube