pube
Geral

Agro ExpoNorte: Começa ranqueamento do Nelore

por Redação Conexão Safra

em 21/08/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube
O julgamento contará pontos para o Ranking Nacional da raça.

Um total de 76 animais da raça Nelore, entre bezerro, novilha menor, novilha maior, fêmea jovem, fêmea adulta, progênie de mãe, bezerro, júnior menor, júnior maior, touro jovem, touro sênior e progênie de pai, participam da etapa regional do ranqueamento de nelore que acontece durante a Agro ExpoNorte, maior feira do agronegócio do Norte Capixaba. O julgamento contará pontos para o Ranking Estadual e Nacional da raça.

Para julgar os animais, está em Linhares Murilo Miranda, juiz oficial da Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos (ABCZ). Murilo explica a importância do ranqueamento para os criadores da raça. “O objetivo desse julgamento é fazer um comparativo dos trabalhos de melhoramento genético feitos pelos criadores. E o mais importante, agregar valor ao rebanho, para um leilão, por exemplo, disse Miranda. Ao todo a exposição de Nelore, durante a Agro ExpoNorte, conta com aproximadamente 100 animais do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.
Nesta quinta feira aconteceu a avaliação dos Progênies de Pai e Mãe. Na sexta (21), acontece o julgamento das demais categorias, e no sábado, (22), o julgamento dos grandes campeões.

A final do Ranking Nacional acontece durante a Expoinel, que acontece em Uberlândia em setembro.
Sobre o Ranking Nacional Nelore

Criado em 1993 o ranking está em sua 21ª edição, e tem como objetivo fomentar a raça Nelore no Brasil e valorizar o trabalho desenvolvido pelos criadores. Os campeonatos dos Rankings Regionais e Nacional contabilizam as pontuações obtidas através dos julgamentos raciais realizados nas exposições oficializadas pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, ACNB, em todo o país.


pube